Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Sul do Estado

Ex-BBB Gizelly fez o distrito de Piaçu, no ES, aparecer no mapa

O progresso da localidade aconteceu de forma tardia, uma particularidade de Muniz Freire, município carente de infraestrutura e historicamente isolado do restante do Estado

Publicado em 19 de Maio de 2020 às 05:00

Públicado em 

19 mai 2020 às 05:00
Herbert Soares

Colunista

Herbert Soares

Distrito de Piaçu, em Muniz Freire, no Sul do Espírito Santo
Distrito de Piaçu, em Muniz Freire, no Sul do Espírito Santo Crédito: Divulgação
Na vigésima edição do "Big Brother Brasil", a capixaba Gizelly Bicalho, advogada de 28 anos, integrou o grupo Pipoca. Foi líder uma vez e enfrentou dois paredões, sendo eliminada no dia 14 de abril com 54% dos votos, numa disputa com Babu Santana e Mari Gonzalez.
No programa da Globo, a criminalista demonstrou orgulho por ter nascido em Iúna e ser criada em Piaçu, ambos situados na Região Sul do Espírito Santo. Piaçu, um distrito do município de Muniz Freire, até a aparição da agora ex-bbb, era desconhecido da maioria dos brasileiros. Segundo o último Censo do IBGE (2010), possuía 3.930 habitantes e, apesar do tamanho, a terra onde Gizelly passou a viver ainda criança é importante para a economia da região, sobretudo pela produção de café.
Seu território é cortado pela Rota Imperial São Pedro D’Alcântara, antiga estrada de Ouro Preto (MG) a Vitória (ES) construída por ordem do príncipe D. João VI e concluída em 1816. Povoado apenas nas décadas seguintes, Piaçu receberia a primeira escola em 1909 e pouco tempo depois, conforme o jornal “Espírito Santo”, já era um dos locais mais “ricos, férteis e populosos” do município.
O distrito, antes denominado de Conceição do Norte, foi criado oficialmente pela lei estadual nº 860, de 18 de dezembro de 1912, no entanto, a instalação só ocorreu em 8 de julho de 1922, durante o mandato do prefeito Lino Ribeiro de Assis. Adiante, em 31 de dezembro de 1943, por meio do decreto-lei estadual nº 15.177, Conceição do Norte transformou-se em Piaçu, nome originário da língua tupi, significando, na grafia original: Pyá = coração; Açu = grande.
O progresso da localidade aconteceu de forma tardia, uma particularidade de Muniz Freire, município carente de infraestrutura e historicamente isolado do restante do Estado. O almejado asfalto, por exemplo, só chegou em 1982, após a inauguração da Rodovia Governador Eurico Rezende, que parte da sede municipal, atravessa o perímetro urbano de Piaçu e acaba na BR 262, totalizando 32 km.
O povo exaltado por Gizelly Bicalho sonha há anos em se emancipar de Muniz Freire, algo improvável perante a legislação vigente e o cenário econômico do país. Parte do desejo é nutrido pelo longo descaso do poder público local em relação ao distrito, que contribui com significativa parcela na arrecadação de impostos, mas não recebe atenção e investimentos na mesma proporção.
Tal aspiração, portanto, fortalece o sentimento “bairrista” de muitos piaçuenses, que declaram origem em Piaçu sem mencionar a qual município pertence, como observado em algumas falas da própria ex-bbb. De modo geral, esse “bairrismo” é positivo, entretanto, caso impeça a união de forças e estimule conflitos, a sociedade é prejudicada, principalmente se resultar na emancipação, pois o sonho de dividir um município com graves problemas pode terminar em pesadelo.

Herbert Soares

É mestre em História pela Ufes. Neste espaço, a história capixaba é a protagonista, sem deixar de lado as atualidades. Escreve às terças.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Polícia prende suspeito de sequestro relâmpago horas após crime em Marataízes
Empresária é vítima de sequestro relâmpago e tem R$ 2 mil roubados no ES
Imagem de destaque
Incêndio destrói clínica de estética em Pancas e prejuízo chega a R$ 50 mil
Imagem de destaque
Para que serve o chá de camomila? Veja 8 receitas e seus benefícios para a saúde

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados