O Leão do IR decidiu responder todas as suas dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda 2021. Envie suas perguntas para o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 27 3321-8699

Sou aposentado, mas continuo trabalhando. Como declarar a renda no IR?

O benefício previdenciário é uma renda tributável, por isso precisa ser incluída na declaração. Veja o que o conselheiro Walterleno Noronha do CRC-ES orienta

Publicado em 18/03/2021 às 10h57
Atualizado em 18/03/2021 às 10h57
A aposentadoria é uma renda tributável, por isso precisa ser incluída no IR.
A aposentadoria é uma renda tributável, por isso precisa ser incluída no IR. Crédito: IStock

O Leitor de A Gazeta Ronildo Sena se aposentou em 2020 e quer saber como deve declarar os rendimentos da aposentadoria no Imposto de Renda, já que também tem os valores do salário.

A aposentadoria é uma renda tributável, por isso precisa ser incluída no IR. Os rendimentos serão somados aos salários para o cálculo do imposto devido.

O especialista Walterleno Noronha, do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES), orienta como deve ser feita a declaração. Veja a resposta:

“Eu me aposentei no ano passado e não sei onde inserir os dados dos proventos de aposentadoria, já que tenho também os  rendimentos do trabalho assalariado para inserir. O que faço?”

Os rendimentos provenientes de aposentadoria devem ser declarados na ficha de “rendimentos tributados recebidos de Pessoa jurídica, apresentando o nome da fonte pagadora, CNPJ, rendimentos recebidos, contribuições previdenciárias, imposto retido na fonte, 13º salário e IRRF sobre o 13° salário.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.