ASSINE
O Leão do IR decidiu responder todas as suas dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda 2021. Envie suas perguntas para o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 27 3321-8699

Leitor pergunta: Enviei dinheiro a um amigo no exterior. Como dizer no IR?

Veja os procedimentos para declarar empréstimo feito a terceiros, principalmente se a pessoa tem a conta em outro país

Publicado em 05/03/2021 às 10h33
Imposto de Renda
Remessa de dinheiro ao exterior: como declarar?. Crédito: Pixabay

Emprestar dinheiro para amigos e familiares é uma prática bastante comum na vida dos brasileiros. Mas, uma leitora de A Gazeta quer saber como deve informar na declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2021 uma remessa de dinheiro feita no ano passado para ajudar um amigo no exterior. 

Nestes casos, é importante observa a titularidade das contas. Se o envio de dinheiro foi para uma conta do próprio contribuinte no exterior, o procedimento é um. Se foi para a conta de terceiros, o procedimento é outro. 

Paula Koehler, do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES), explica que, no caso relatado pela leitora, o dinheiro foi enviado a título de empréstimo, e deve ser declarado à Receita Federal como tal.

COMO DECLARAR EMPRÉSTIMOS

"Fiz remessa de dinheiro pro exterior para ajudar um amigo. Como e onde declaro isso no Imposto de Renda? São titularidades diferentes."

Considerando que a remessa ao exterior foi à título de empréstimo, deverá ser declarado na ficha Bens e Direitos sob código 51 – Crédito decorrente de empréstimo. 

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.