O Leão do IR decidiu responder todas as suas dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda 2021. Envie suas perguntas para o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 27 3321-8699

Leitor pergunta: Como declarar o saque do FGTS emergencial no IR 2021?

Em função da pandemia, governo federal autorizou, em 2020, o saque de até R$ 1.045 a todos os trabalhadores com saldo em conta ativa ou inativa do FGTS; valor precisa ser declarado

Publicado em 04/03/2021 às 10h16
Imposto de Renda
Fundo de Garantia precisa sempre ser informado ao Fisco quando ocorre saque de qualquer espécie. Crédito: Carlos Alberto Silva

Ricardo Sant Ana, leitor de A Gazeta, quer saber em qual campo deve informar o saque emergencial. No ano passado, os brasileiros contaram com uma ajudinha extra para enfrentar a crise. Diante da pandemia do novo coronavírus, o governo federal autorizou o saque emergencial de até R$ 1.045 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a todos os trabalhadores com conta ativa ou inativa no Fundo. 

O saque não era obrigatório, mas se o trabalhador optou por receber os recursos, e é contribuinte do Imposto de Renda,  precisa ser informar à Receita Federal.  A forma de declaração do pagamento atípico, porém, ainda deixa dúvidas. 

Veja o que o Leão responde sobre o caso com a ajuda do especialista em contabilidade, Walterleno Noronha, do Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Até o fim do prazo da declaração, A Gazeta vai contar com a ajuda dos profissionais do órgão para responder as dúvidas dos leitores.

EM QUAL CAMPO DA DECLARAÇÃO DEVO INFORMAR O SAQUE DO FGTS EMERGENCIAL?

O dinheiro deverá ser informado no campo “Rendimentos isentos e não tributáveis”, na opção 04. Por se se tratar de um rendimento isento, o FGTS não altera a base de cálculo do Imposto de Renda, mas o valor deve ser declarado para comprovar a origem dos recursos. Isso vale não somente para o saque emergencial, mas para qualquer saque do FGTS, que deve ser declarado.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.