> >
Leitor pergunta: Bolsa de residência do dependente deve ser informada no IR?

Leitor pergunta: Bolsa de residência do dependente deve ser informada no IR?

Filha do contribuinte tem 24 anos e faz Medicina; saiba se em casos como esse é possível continuar declarando como dependente

Publicado em 9 de março de 2021 às 11:53- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Filhaos podem continuar como dependentes no IR mesmo recebendo bolsa de estágio
Filhos podem continuar como dependentes no IR mesmo recebendo bolsa de estágio. (Pixabay)

A dúvida do leitor de A Gazeta, Rodrigo José Costa Nóbrega, é comum para muitos pais que declaram como dependentes filhos maiores de idade no Imposto de Renda. No caso do Rodrigo, a filha dele tem 24 anos e recebe bolsa de residência médica. Por isso, ele quer saber se a jovem pode continuar sendo dependente.

A bolsa deve ser declarada no IR pelo pai (titular), e entrar na base de cálculo do valor sobre o qual incidirá o imposto, o que vai interferir no total a pagar.

Por isso, Tamara Silva Daiello, diretora do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Espírito Santo (Sescon - ES), explica que isso pode acontecer, mas não é muito vantajoso.

“Tenho filha (ainda dependente) com 24 anos que têm bolsa de residência médica. Ela teria que declarar separado ou pode continuar sendo minha dependente e declarando a bolsa recebida?”

Ela pode continuar declarando em conjunto, embora não acredite ser vantajoso. Talvez seja o caso de ela começar a declarar separadamente. Pois quando você declara o dependente, todos os bens e direitos dela devem ser incorporados à sua declaração.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais