ASSINE

Leitor pergunta: Bolsa de residência do dependente deve ser informada no IR?

Filha do contribuinte tem 24 anos e faz Medicina; saiba se em casos como esse é possível continuar declarando como dependente

Publicado em 09/03/2021 às 11h53
Filhaos podem continuar como dependentes no IR mesmo recebendo bolsa de estágio
Filhos podem continuar como dependentes no IR mesmo recebendo bolsa de estágio. Crédito: Pixabay

A dúvida do leitor de A Gazeta, Rodrigo José Costa Nóbrega, é comum para muitos pais que declaram como dependentes filhos maiores de idade no Imposto de Renda. No caso do Rodrigo, a filha dele tem 24 anos e recebe bolsa de residência médica. Por isso, ele quer saber se a jovem pode continuar sendo dependente.

A bolsa deve ser declarada no IR pelo pai (titular), e entrar na base de cálculo do valor sobre o qual incidirá o imposto, o que vai interferir no total a pagar.

Por isso, Tamara Silva Daiello, diretora do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Espírito Santo (Sescon - ES), explica que isso pode acontecer, mas não é muito vantajoso.

“Tenho filha (ainda dependente) com 24 anos que têm bolsa de residência médica. Ela teria que declarar separado ou pode continuar sendo minha dependente e declarando a bolsa recebida?”

Ela pode continuar declarando em conjunto, embora não acredite ser vantajoso. Talvez seja o caso de ela começar a declarar separadamente. Pois quando você declara o dependente, todos os bens e direitos dela devem ser incorporados à sua declaração.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.