O Leão do IR decidiu responder todas as suas dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda 2021. Envie suas perguntas para o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 27 3321-8699

Como declarar no IR as contribuições ao INSS pagas por carnê?

O GPS é um documento utilizado para o recolhimento mensal da Previdência. Marcos Antonio de Oliveira, diretor do Sescon - ES, orienta o que fazer em casos como esse

Publicado em 26/03/2021 às 11h07
Atualizado em 26/03/2021 às 11h07
Recolhimento do INSS pelo carb
Recolhimento do INSS pelo carb. Crédito: Márcia Foletto / Agência O Globo

O leitor de A Gazeta David Brandão tem dúvidas sobre como declarar no Imposto de Renda 2021 os valores pagos por ele mensalmente pagos para a contribuição do INSS pelo carnê GPS (Guia da Previdência Social).

Somente o fato de pagar a contribuição previdenciária não obriga a entrega da declaração anual. Devem declarar quem recebeu ao longo de 2020 rendimentos tributáveis iguais ou acima de R$ 28.559,70.

Marcos Antonio de Oliveira, diretor do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Espírito Santo (Sescon - ES), orienta o que fazer em casos como esse. Veja a resposta:

"Onde devo lançar os valores pagos  do carnê de recolhimento GPS, como contribuinte facultativo, se como Contribuição à previdência Oficial no quadro “Rendimentos Tributáveis recebidos de Pessoa Jurídica pelo Titular” ou se no quadro “ Pagamentos Efetuados “ e neste caso com qual código. Desde já agradeço a atenção."

Como o pagamento se deu na condição de facultativo, significa que você não tem rendimentos tributáveis de fonte pagadora fixa e sim eventual ou variável, devendo ser registrados os pagamentos de cada mês na aba "Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/Exterior, na sub-aba Outras Informações, na coluna Previdência Oficial, registrando nas linhas de cada mês em que ocorreram as contribuições para a Previdência Social

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.