Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Samarco: escritório responsável por ação no Reino Unido muda de nome

Banca londrina, responsável por ação que pede reparação a 200 mil por conta da tragédia de Mariana na Inglaterra, mudou de nome e ampliou atuação no Brasil

Publicado em 09/08/2022 às 15h48
  06/11/2015 - MG - BARRAGEM/MG /ROMPIMENTO/CORREÇÃO - Estragos  causados em Bento Rodrigues, distrito de Mariana, em Minas Gerais, que foi atingido por rejeitos de mineração depois de rompimento de duas barragens da empresa Samarco. O distrito tem aproximadamente 600 moradores - Editoria: Cidades - Foto: O - Jornal A Gazeta
Estragos causados em Bento Rodrigues, distrito de Mariana, em Minas Gerais, que foi atingido por rejeitos de mineração depois de rompimento de barragem da empresa Samarco. Crédito: MÁRCIO FERNANDES/ESTADÃO CONTEÚD

Responsável pela ação contra a BHP Billiton na Justiça britânica - que representa 200 mil reclamantes atingidos diretamente pelo rompimento da barragem da Samarco, no município mineiro de Mariana, em 5 de novemvro de 2015 -, o escritório de advocacia PGMBM mudou de nome, agora passa atender por Pogust Goodhead, sobrenomes dos dois principais sócios: Harris Pogust e Tom Goodhead.

A sede continua em Londres, mas a atuação no Brasil será ampliada. Um escritório será aberto no Rio de Janeiro e uma base avançada será estabelecida em Governador Valadares (MG), município por onde passa o Rio Doce e que também sofreu bastante com a lama de rejeitos da Samarco desceu de Mariana até a foz do Doce, em Regência. Serão contratadas mais de 300 pessoas, sendo 20 novos advogados.  

“Nossos casos brasileiros sempre foram a força motriz do negócio e, com um novo escritório no Rio, esperamos fortalecer o grande progresso que fizemos nos casos contra réus como BHP”, assinala Goodhead.

No começo de julho, o Tribunal de Apelação da Inglaterra, em decisão unânime, liberou o andamento da ação contra BHP na Justiça britânica. A tese da BHP, de que haveria duplicidade nas iniciativas de reparação já que existem processos em curso no Brasil, acabou vencida. A Samarco tem como acionistas a Vale (50%) e a anglo-australiana BHP Billiton (50%). 

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.