Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Ministro promete para "os próximos dias" regras para concessão de ferrovia no ES

Renan Filho, responsável pela pasta dos Transportes, disse que novo regramento irá balizar a renovação antecipada de ativos como a FCA, hoje de responsabilidade da VLI

Publicado em 05/03/2024 às 18h30
Ministro dos Transportes Renan Filho no lançamento do PAC no ES
Ministro dos Transportes, Renan Filho, no lançamento do PAC no ES. Crédito: Fernando Madeira

O ministro dos Transportes, Renan Filho, prometeu divulgar, nos próximos dias, as novas regras que vão balizar as renovações antecipadas de concessões de ativos federais de transportes - ferrovias, aeroportos, rodovias e outros. O ministro participou, nesta terça-feira (05), em São Paulo, da abertura da Intermodal, uma das maiores feiras de logística do mundo. O assunto é de grande interesse para o Espírito Santo, já que a VLI, concessionária responsável pela FCA (Ferrovia Centro Atlântica), quer a renovação antecipada. O contrato original acaba em agosto de 2026. A FCA passa por oito estados brasileiros de Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, e é uma importante ligação das regiões do agronegócio com o mar.

"A gente vai soltar o novo modelo das renovações antecipadas nos próximos dias para promovermos a renovação antecipada da FCA. As regras ficarão dentro daquilo que o Tribunal de Contas (da União) decidiu recentemente", disse Renan Filho.

As regras que serão divulgadas nos próximos dias valem para as novas renovações antecipadas, mas é importante estar de olho no que virá, afinal, esta discussão impacta em outros dois importantes ativos de infraestrutura do Espírito Santo: a Ferrovia Vitória-Minas, da Vale, que teve a sua concessão renovada em dezembro de 2020, processo que hoje está sendo questionado pelo governo federal; e o andamento do projeto do ramal da Vitória-Minas entre Santa Leopoldina e Anchieta. O futuro de todo este complexo ferroviário passa pelo debate que está posto.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.