Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Imetame recebe autorização para mudar ZPE de Aracruz de lugar

Validação foi dada pelo Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço

Publicado em 13/03/2025 às 16h48

O Grupo Imetame recebeu a autorização do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, para mudar a ZPE de Aracruz de lugar. Em princípio, a estrutura ficaria próximo da rodovia ES-257 (que liga o Centro da cidade à região portuária), a 15 quilômetros dos terminais. Agora, será instalada às margens da ES-010 (Rodovia do Sol, que margeia o litoral), a cerca de 10 quilômetros dos portos da cidade. A parte mais importante do processo era passar pelo conselho, agora, por pura formalidade burocrática, vai para a mesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que seja feito um decreto presidencial formalizando a troca. A expectativa é de que isso saia em alguns dias.

A definição do CZPE é muito importante porque destrava negociações em andamento que aguardavam apenas essa decisão do local de operação. A estrutura vai ficar em uma área de pouco mais de 500 mil m² que a Imetame arrematou, no começo do ano passado, em um leilão organizado pela prefeitura de Aracruz, no Polo Industrial da Vila, perto da Barra do Riacho. Foram aportados R$ 25 milhões na aquisição.

A infraestrutura já disponível na nova área foi o ponto principal para o pedido de mudança e para a validação por parte do conselho em Brasília. Ela está ao lado do Ramal Piraqueaçu, da Ferrovia Vitória-Minas, tem energia, água e está mais próxima dos portos da região.  

Vista aérea da região onde ficam os portos de Aracruz, Norte do Espírito Santo
Vista aérea da região onde ficam os portos de Aracruz, Norte do Espírito Santo. Crédito: Abdo Filho

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.