O Grupo Imetame recebeu a autorização do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, para mudar a ZPE de Aracruz de lugar. Em princípio, a estrutura ficaria próximo da rodovia ES-257 (que liga o Centro da cidade à região portuária), a 15 quilômetros dos terminais. Agora, será instalada às margens da ES-010 (Rodovia do Sol, que margeia o litoral), a cerca de 10 quilômetros dos portos da cidade. A parte mais importante do processo era passar pelo conselho, agora, por pura formalidade burocrática, vai para a mesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que seja feito um decreto presidencial formalizando a troca. A expectativa é de que isso saia em alguns dias.
A definição do CZPE é muito importante porque destrava negociações em andamento que aguardavam apenas essa decisão do local de operação. A estrutura vai ficar em uma área de pouco mais de 500 mil m² que a Imetame arrematou, no começo do ano passado, em um leilão organizado pela prefeitura de Aracruz, no Polo Industrial da Vila, perto da Barra do Riacho. Foram aportados R$ 25 milhões na aquisição.
A infraestrutura já disponível na nova área foi o ponto principal para o pedido de mudança e para a validação por parte do conselho em Brasília. Ela está ao lado do Ramal Piraqueaçu, da Ferrovia Vitória-Minas, tem energia, água e está mais próxima dos portos da região.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.