> >
Antigo aquaviário da Grande Vitória existiu por 20 anos com altos e baixos

Antigo aquaviário da Grande Vitória existiu por 20 anos com altos e baixos

Embarcações chegaram a transportar cerca de 5 milhões de usuários por ano, quando era a opção de transporte entre municípios, antes dos ônibus do Transcol; relembre

Publicado em 6 de agosto de 2022 às 17:44

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura

Antes mesmo dos ônibus do Sistema Transcol rodarem pelas ruas da Grande Vitória, os capixabas tinham outra forma rápida de atravessar de um município para o outro: o aquaviário. O sistema surgiu em 1978 e funcionou por mais de 20 anos, entre altos e baixos.

Naquela época, os passageiros contavam com diversos pontos de embarque e desembarque: Prainha (Vila Velha), Dom Bosco (Vitória), Paul (Vila Velha), Centro (Vitória), Rodoviária (Vitória) e Porto de Santana (Cariacica).

Lancha lotada devido a greve de ônibus em maio de 1995
Lancha lotada devido a greve de ônibus em maio de 1995. (Arquivo A Gazeta / Cedoc / Nestor Muller)

E a procura era grande. As embarcações chegaram a transportar cerca de 5 milhões de usuários por ano em alguns momentos, e a demanda era sempre maior quando havia greve de ônibus, por exemplo. Confira mais informações no vídeo acima.

Lancha lotada, em março de 1991(Arquivo A Gazeta / Cedoc / Nestor Muller)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais