> >
'Não tivemos nenhum contato com Teich', diz secretário estadual de Saúde de SP

'Não tivemos nenhum contato com Teich', diz secretário estadual de Saúde de SP

José Henrique Germann alegou que a secretaria pediu uma reunião com o novo ministro e aguarda resposta desde data seguinte ao dia em que Teich foi nomeado

Publicado em 27 de abril de 2020 às 17:03

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Nelson Teich durante apresentação pelo presidente Jair Bolsonaro como novo ministro da saúde em 16/04/2020
Nelson Teich durante apresentação pelo presidente Jair Bolsonaro como novo ministro da saúde em 16/04/2020. (Marcello Casal/Agencia Brasil)

Passados 10 dias no cargo de ministro da Saúde no lugar de Luiz Henrique Mandetta, o atual ministro, Nelson Teich, não teve nenhum contato com as autoridades de saúde de São Paulo, Estado que é o epicentro da covid-19 no Brasil. A afirmação é do secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann.

Segundo ele, a secretaria pediu uma reunião com o novo ministro e aguarda resposta desde 17 de abril, data seguinte ao dia em que Teich foi nomeado. "Nós não tivemos ainda nenhum contato com o novo ministro. Nos colocamos para a agenda, para poder ter algum contato", disse Germann, ao ser questionado por jornalistas sobre a falta de contato com o ministro, informada pelo jornal Folha de S.Paulo.

"Na próxima quarta-feira, será o dia que é feita a reunião do Conass, que é o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde Estaduais. E, na quinta, junto com o conselho dos secretários municipais, é feita uma reunião, a famosa tripartite, onde são resolvidos vários assuntos relacionados à execução do Sistema Único de Saúde", disse Germann.

"Com a questão do coronavírus, isso passou para virtual. Então, espero que agora nesta quinta-feira a gente possa ter uma reunião tripartite, como tivemos todos os meses anteriormente", completou.

Germann, entretanto, evitou fazer críticas ao novo ministro. "Acredito, e não tenho como julgar o que está acontecendo, que iniciar a atividade em um ministério não é de pouca monta", disse, questionado sobre os motivos da falta de diálogo.

"Mas, do ponto de vista estadual, todas as questões que a gente tem, a gente trata com o segundo e o terceiro nível do ministério. Não precisamos, ao menos por enquanto, ter uma reunião com o ministro. A ideia de colocar na agenda é para um primeiro relacionamento."

Após a fala de Germann, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), também afirmou que aguarda uma agenda com o ministro. "Protocolamos uma solicitação para o ministro Nelson Teich para que ele possa fazer uma videoconferência com os governadores e com os secretários de saúde das regiões sul e sudeste, região notoriamente sabida a mais afetada", disse, informando que também ainda aguarda uma confirmação de data.

O jornal O Estado de S. Paulo questionou o Ministério da Saúde sobre o tema, mas não obteve uma resposta até a publicação deste texto.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais