> >
'Melhor carnaval da história da Tuiuti', diz presidente da agremiação

"Melhor carnaval da história da Tuiuti", diz presidente da agremiação

Desfile da Paraíso do Tuiuti criticou o sistema político e ganhou os internautas

Publicado em 12 de fevereiro de 2018 às 14:03

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Escola criticou as passeatas ocorridas em 2016 . (MARCOS ARCOVERDE/ESTADÃO CONTEÚDO)

O presidente da Paraíso do Tuiuti, Renato Thor, afirmou, após o fim da passagem da escola pela Marquês de Sapucaí, que "esse foi o melhor carnaval da História da Tuiuti". A escola passou pela avenida repleta de sátiras e referências a temas polêmicos.

"Esse foi o melhor carnaval da história da Tuiuti. Foi o carnaval da superação, depois de tudo que aconteceu no ano passado. Estamos buscando traçar o mesmo caminho das grandes escolas. Elas erraram no passado também. Nós demos a volta por cima", disse o presidente.

No aniversário de 130 anos da Lei Áurea, a Azul e Amarelo questionou se a escravidão foi, de fato, extinta no Brasil. A pergunta norteou a apresentação, que começou pela exploração dos negros trazidos da África no passado, até terminar tratando da atual precarização do trabalho. É nesse contexto que o momento político do país será levado para a Sapucaí. Um dos carros terá uma referência ao presidente Michel Temer, representado como um vampiro.

Paraíso do Tuiuti questionou a escravidão após 130 anos da assinatura da Lei Áurea. (Henrique/Zilda Matos/Divulgação)

Após a passagem do último integrante da Tuiuti na Sapucaí, o carnavalesco da escola, Jack Vasconcelos, chegou emocionado na dispersão. Ele disse que o desfile desse ano foi pautado pela seriedade e entrega.

"Foi um bom trabalho. Fizemos um trabalho sério. A gente se entregou e o reconhecimento veio", disse, se referindo à recepção do público, depois de um carnaval,o do ano passado, marcado pelo acidente com um carro alegórico que feriu 20 pessoas, sendo uma vítima morreu.

A Paraíso do Tuiuti, que teve problemas em um dos carros alegóricos no ano passado, veio com um abre-alas predominantemente dourado e que impressionou pelo tamanho.

A parte final do desfile da Tuiuti contou com críticas sociais atuais, como à Reforma Trabalhista. A ala guerreiro da CLT representava os trabalhadores que estão tentando se proteger dos ataques à CLT. O destaque do carro era um vampiro usando uma faixa presidencial.

No desfile da Paraíso do Tuiuti, o presidente Michel Temer foi representado por um vampiro. (WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO)

No ano passado, a escola ficou na última colocação e só não caiu porque, por conta dos acidentes com carros alegóricos na agremiação e também na Unidos da Tijuca, não houve 'rebaixamento'. O acidente da escola de São Cristóvão deixou 20 feridos e matou a radialista Elizabeth Ferreira Jofre, conhecida como Niza Carioca, de de 55 anos.

DESFILE REPERCUTE NAS REDES

Nas redes, os internautas elogiaram a letra do samba e elementos do desfile, como o vampiro com faixa de presidente no último carro e os integrantes do carro representando marionetes.

Este vídeo pode te interessar

Muitos internautas não economizaram na torcida para a escola voltar no sábado das campeãs e declaram amor à "segunda escola". A escola chegou ao topo dos Trending Topics do Brasil e do mundo do Twitter após encerrar o desfile.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais