Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

  • Início
  • Brasil
  • Idoso que tinha benefício retido por patrão em sítio é resgatado na Bahia
Trabalhava como caseiro

Idoso que tinha benefício retido por patrão em sítio é resgatado na Bahia

A vítima estava em situação de extremo abandono, com violações que comprometiam sua saúde, segurança e dignidade

Publicado em 05 de Dezembro de 2025 às 15:14

Agência FolhaPress

Publicado em 

05 dez 2025 às 15:14
Idoso trabalhava em condições degradantes e tinha benefício retido por patrão na Bahia
Idoso trabalhava em condições degradantes e tinha benefício retido por patrão na Bahia Crédito: Divulgação/Polícia Civil da Bahia
Um idoso de 81 anos foi resgatado ontem em um sítio localizado no município de Simões Filho (BA) após investigações apontarem que ele vivia em condições degradantes. O idoso tinha o benefício previdenciário retido pelo responsável do imóvel. Ele trabalhava no local como caseiro, segundo as investigações da Polícia Civil da Bahia. A vítima estava em situação de extremo abandono, com violações que comprometiam sua saúde, segurança e dignidade. Após o resgate, o idoso foi encaminhado para atendimento especializado para receber acolhimento e suporte das secretarias de Assistência Social e Saúde.
Ninguém foi preso. Segundo a polícia, a investigação continua para apurar todos os elementos do caso e definir o enquadramento criminal dos responsáveis, que podem responder por abandono de vulnerável, redução à condição análoga à escravidão, apropriação de proventos e outros delitos previstos em lei. A ação faz parte da Operação Legado Vivo, que tem o objetivo de combater crimes contra pessoas idosas. A investigação foi conduzida pela Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso, com apoio do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis.

Como denunciar casos de trabalho análogo à escravidão

Para denunciar o caso de trabalhadores em condição semelhante à escravidão, utilize o Sistema Ipê, um canal online do Ministério do Trabalho, ou ligue para o Disque 100 (WhatsApp (61) 99611-0100), que funciona 24h e garante sigilo, para relatar violações de direitos humanos. Outras opções incluem o Ministério Público do Trabalho (MPT), Polícia Federal, e sindicatos.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Empresa de saneamento básico Aegea
Abril Verde: segurança como indicador de maturidade operacional
Imagem de destaque
5 plantas para atrair mais amor para a sua vida
Imagem BBC Brasil
De 'Bessias' da Lava Jato a evangélico indicado ao STF: a trajetória de Jorge Messias

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados