> >
Google desvincula “prostituta” do significado de professora na busca

Google desvincula “prostituta” do significado de professora na busca

A remoção foi feita após a Oxford University Press, parceira do buscador, tomar a decisão de removê-la da sua base por entender que "está em desuso e não é atual o bastante para ser incluída"

Publicado em 23 de outubro de 2019 às 19:47

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Significa da palavra professora pelo site de busca Google. (Internet)

O Google retirou o resultado da busca pela palavra “professora” que aparecia na segunda definição como “prostituta” no dicionário do site. Segundo a plataforma, as definições de palavras são fornecidas pela Oxford University Press, parceira da empresa, que trabalha com editores tradicionais de dicionário no Brasil. A remoção foi feita após a Oxford University Press tomar a decisão de removê-la da sua base.

Em nota enviada para A Gazeta nesta quarta-feira (23), o Google diz que trabalha com conteúdo licenciado de dicionários parceiros para ajudar os usuários a encontrar de forma fácil informações sobre palavras na busca. A plataforma ainda afirma que não edita nem remove as definições fornecidas pelos parceiros que são os especialistas em idiomas, e que a A Oxford University Press já removeu a definição, por entender que "está em desuso e não é atual o bastante para ser incluída".

VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA

“Nossa missão é tornar as informações acessíveis e úteis para todos. Trabalhamos com conteúdo licenciado de dicionários parceiros para ajudar nossos usuários a encontrar de forma fácil informações sobre palavras na Busca. Não editamos nem removemos as definições fornecidas pelos nossos parceiros que são os especialistas em idiomas. Em relação à palavra 'professora', a Oxford University Press, nossa parceira que trabalha com tradicionais editores de dicionário no Brasil, determinou que a segunda definição está em desuso e não é atual o bastante para ser incluída. A Oxford University Press removeu a definição e essa mudança está refletida nos resultados de dicionário exibidos na Busca para 'professora'."

RELEMBRE A POLÊMICA

Na última sexta-feira (18), uma polêmica tomou conta das redes sociais. Os internautas que buscavam pela palavra “professora significado” se surpreendiam com o resultado da segunda definição: “prostituta com quem adolescentes se iniciam na vida sexual”, classificada como um “brasileirismo”. Isso gerou indignação preocupação de pessoas, inclusive de profissionais da área.

A professora de uma rede privada de Vitória, Juliana dos Santos, lamentou na época como o significado da palavra professora está sendo definido pela plataforma. “É uma mistura de sentimento ver isso. Indignação, preocupação. As mulheres já são desvalorizadas e ainda sofrem por conta de fetiches sexuais ligados a profissões como professoras, enfermeiras”.

Já a busca pela palavra “professor”, no masculino, teve um resultado muito diferente. A primeira resposta é “aquele que professa uma crença, uma religião”, já a segunda é “aquele que ensina, ministra aulas (em escola, colégio, universidade, curso ou particularmente); mestre”.

Este vídeo pode te interessar

Antes, o significado de professora no Google aparecia associado a "prostituta". (Internet)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais