> >
Doria sai como grande vitorioso da eleição, diz presidente estadual do PSDB

Doria sai como grande vitorioso da eleição, diz presidente estadual do PSDB

Em 2016, após dois turnos, o PSDB elegeu 173 prefeitos no estado e 804 no país. Agora, são 176 (pode chegar a 183) em São Paulo e 519 (pode chegar a 533) no Brasil

Publicado em 25 de novembro de 2020 às 11:20

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O governador de São Paulo, João Doria
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), foi um grande vitorioso na eleição municipal . (Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil )

Apesar de ter sido escondido na campanha do prefeito Bruno Covas (PSDB) e de apresentar desempenho pior como cabo eleitoral do que Lula (PT), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), foi um grande vitorioso na eleição municipal e consolida seu projeto presidenciável de 2022.

Essa é a opinião do presidente do PSDB estadual, Marco Vinholi, 36, que também é secretário de Desenvolvimento Regional na gestão Doria. Nas duas funções, ele lida com prefeitos.

Em 2016, após dois turnos, o PSDB elegeu 173 prefeitos no estado e 804 no país. Agora, são 176 (pode chegar a 183) em São Paulo e 519 (pode chegar a 533) no Brasil. Vinholi vê derrota do bolsonarismo e avanço do que chama de centro democrático ?rejeita o termo direita.

Pelo Brasil, partidos parceiros do PSDB, como DEM e PSD, ganharam prefeitos. Se associando a eles, Vinholi minimiza o encolhimento nacional e diz que os tucanos apostaram em alianças.

Já em São Paulo, ele destaca vitórias no ABC, na Baixada Santista e no Vale do Paraíba. Diz ainda que, na capital, o projeto de Guilherme Boulos (PSOL) é o mesmo do PT.

Vinholi defende a união de nomes como Luciano Huck, Sergio Moro, Rodrigo Maia (DEM) e Doria em 2022. Ao lado de outros colegas secretários, prepara um livro com bastidores sobre como a gestão tucana lidou com a Covid-19.

  • Aspas de citação

    No estado, é uma excepcional vitória, uma vitória do grupo do João Doria. Significa uma renovação que foi feita no partido. Temos quadros novos como em São Vicente, que é uma jornalista [Solange Freitas] que está no segundo turno. Nós nunca ganhamos a prefeitura de São Vicente.

    Aspas de citação

A nível nacional nós devemos fechar com cinco capitais. É um ótimo resultado se a gente pensar também no centro democrático. O MDB também elegeu um bom número, o DEM um bom número. Todos esses partidos se ajudaram na medida do possível.

  • Aspas de citação

    São muitos candidatos novos que vieram para o partido. Tivemos cerca de 400 candidatos no estado [são 645 cidades]. Na minha cidade [Catanduva], o prefeito eleito é um padre, que nunca tinha sido da política. Ganhamos do PT lá. O Eduardo Bolsonaro foi lá, declarou apoio para um candidato, que ficou em quarto.

    Aspas de citação

Fora essa articulação, trazendo gente nova, eu classificaria a baixa influência ou até a influência ruim do Bolsonaro nas eleições. Foi assim em todos os lugares. Eu posso dizer que a gente ocupou um campo político muito forte. Entendo que o bolsonarismo saiu perdendo. E esse centro político saiu como grande vencedor.

  • Aspas de citação

    O campo do centro. O PT elegeu duas prefeituras [pode chegar a cinco]. Houve um encolhimento da esquerda na política estadual. E quem foi o anti-PT fomos nós. Os extremos ideológicos nessa eleição acabaram ficando menores.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    É uma crítica infundada. Pergunte aos prefeitos do PT qual é o tratamento que eles têm sempre aqui.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Desde 1985, aqui foi entre o PSDB e o PT. Fatalmente esse eleitor petista estaria em algum campo e acabou indo com Boulos pelo PT não ter conseguido fazer essa renovação, mas a gente entende que é o mesmo projeto. Bruno esteve sempre numa crescente. Não saiu um milímetro de passar proposta, de demonstrar o que foi feito, demonstrar sua história pessoal. O Boulos ocupou o campo do PT, é nítido isso.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    O projeto é uma continuidade do que foi implementado pelo [ex-prefeito petista Fernando] Haddad. São siameses. Só não sei se essa conotação do PT é tão válida assim, mas, do ponto de vista político, não vejo diferença.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Ainda vai demorar alguns anos pra gente descobrir.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    [Risos] Acho que sim.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Se optou por postergar o avanço de regiões que poderiam vir para a fase verde para justamente poder observar os números. Antes, depois, quando for necessário, se for necessário, o Plano São Paulo aumenta restrições ou diminui. Por enquanto, não tem esse aumento de restrições justamente pelos números não indicarem.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    É cedo para falar, mas você tem um centro democrático que dialoga. Esse campo deve fazer um esforço, sim, para estar junto. O campo político contra o radicalismo, contra os extremos, está se tornando cada vez mais visível no país.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    É cedo para falar, é algo que vai sendo discutido. Mas, sem sombra de dúvidas, o governador João Doria, governador de São Paulo, com essa estatura, é sempre um nome lembrado.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Não vou entrar nisso. Só acho ele excepcional.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Não. Ele teve um número altíssimo de prefeitos eleitos aqui no estado do campo político dele. No Brasil também. Eu enxergo que ele sai como um grande vitorioso.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Não enxergo dessa forma. Uma vez por semana, Bruno está aqui em coletiva com ele, uma construção de gestão. Foi demonstrada a importância da parceria entre estado e município. A compreensão é de que a campanha é focada nos problemas e nos desafios da cidade.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    A questão fundamental é contra radicalismos, contra extremos, de um lado ou de outro. Um governo equilibrado, que enxerga parcerias com a iniciativa privada como muito positivas. Mas que trabalha também o social de forma muito intensa, que implementa um diálogo com a sociedade civil, que respeita as liberdades individuais.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    O PSDB foi coerente com o que acreditava e, dentro de duas opções, você escolhe aquele que você não quer.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Não, ele é bem central. Ele segue pra frente [risos].

    Aspas de citação

RAIO-X

Marco Vinholi, 36

Iniciou a vida pública com cargo de coordenação no Ministério do Trabalho e Emprego e foi diretor da Secretaria de Desenvolvimento Social do governo de São Paulo, onde coordenou o Vivaleite. Em 2017, assumiu a cadeira de deputado estadual, para a qual fora eleito suplente em 2014. Exerce o cargo de secretário de Desenvolvimento Regional do governo Doria e é presidente do PSDB paulista. É formado em administração pela PUC-SP e começou a atuação política no movimento estudantil.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais