> >
Delegado da PF vai chefiar diretoria que fez relatório sobre antifascistas

Delegado da PF vai chefiar diretoria que fez relatório sobre antifascistas

Diretor do órgão foi trocado após dossiê contra servidores dos quais o governo não gosta vir à tona

Publicado em 4 de agosto de 2020 às 19:55

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

O ministro da Justiça, André Mendonça, decidiu colocar um delegado da Polícia Federal para chefiar a diretoria de inteligência da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), órgão responsável por um relatório sobre integrantes do "movimento antifascismo".

Advogado-geral da União, André Mendonça, não vai recorrer da decisão que extinguiu a MP do DPVAT
Ministro da Justiça, André Mendonça demitiu diretor anterior, que ele mesmo havia nomeado e escolheu novo nome após dossiê contra servidores vir à tona. (Arquivo/Agência Brasil)

Thiago Marcantonio Ferreira substitui o coronel Gilson Libório de Oliveira Mendes, tirado do cargo por decisão de Mendonça, após vir à tona a existência do documento sigiloso sobre um grupo de 579 servidores públicos opositores do governo Jair Bolsonaro.

O delegado da PF está no Ministério da Justiça desde 7 de julho, quando foi nomeado para exercer o cargo de assessor especial do ministro. Marcantonio Ferreira foi também chefe do grupo da PF de inquéritos especiais que atua perante o Supremo Tribunal Federal (STF).

A ministra Cármen Lúcia, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou nesta terça (4) que a produção de relatório sobre o comportamento de servidores contrários ao governo Jair Bolsonaro (sem partido) é incompatível com a democracia e deu 48 horas para o Ministério da Justiça esclarecer o caso.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais