> >
Capitão da PM morre após ser baleado em tentativa de assalto na BA

Capitão da PM morre após ser baleado em tentativa de assalto na BA

Osniésio Pereira Salomão, 37, estava à paisana e chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos

Publicado em 16 de janeiro de 2026 às 14:22

O capitão da PM da Bahia Osniésio Pereira Salomão foi morto nesta quinta-feira
O capitão da PM da Bahia Osniésio Pereira Salomão foi morto nesta quinta-feira Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Um capitão da Polícia Militar da Bahia morreu após ser atingido por disparos de arma de fogo na noite de quinta-feira (15), na avenida Lafayete Coutinho, conhecida como Contorno, em Salvador. Osniésio Pereira Salomão, 37, estava à paisana e chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo a Polícia Civil, um dos suspeitos do crime, de 22 anos, também morreu após o confronto. Outro suspeito está foragido.

A Polícia Militar informou que o crime ocorreu durante uma tentativa de roubo. Imagens divulgadas em redes sociais mostram quando o capitão foi abordado por dois homens. Ele tentou reagir e houve troca de tiros. Um dos assaltantes foi baleado e outro conseguiu fugir.

Salomão foi encaminhado à UPA dos Barris após ser baleado, onde teve a morte confirmada. Já o suspeito morreu no local. O criminoso havia deixado o Conjunto Penal de Lauro de Freitas após decisão judicial que concedeu o regime aberto, segundo a polícia. Ele integrava uma facção criminosa envolvida com tráfico de drogas e armas, homicídios, lavagem de dinheiro, roubo e corrupção de menores.

Salomão era oficial da turma de 2010 e estava lotado na 18ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar ), em Periperi. Segundo a PM, ele "construiu sua história na corporação pautado pelo compromisso com a missão policial, pelo respeito à tropa e à sociedade baiana. Ao longo de sua vida profissional, deixou marcas de liderança e dedicação", de acordo com a corporação. O policial também era proprietário do Boteco do Salomé, que ficará fechado por tempo indeterminado por conta do crime.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), lamentou a morte do capitão e afirmou que o Estado prestará apoio à família e à corporação. Ele declarou que determinou rigorosa investigação para identificar não apenas os executores, mas também eventuais mandantes do crime, e reafirmou a continuidade dos investimentos na área de segurança pública. O caso é investigado pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais