> >
Câmara aprova em 2° turno reforma eleitoral com volta das coligações

Câmara aprova em 2º turno reforma eleitoral com volta das coligações

Após a análise dos destaques, o texto seguirá para o Senado, onde precisará ser aprovado até outubro para poder valer nas eleições 2022

Publicado em 17 de agosto de 2021 às 21:37

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Urna - confirma
A urna eletrônica e o botão de confirma o voto. (Carlos Alberto Silva)

Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (17), por 347 votos a 135, em segundo turno, a PEC da reforma eleitoral. Estão em análise agora os destaques que podem retirar pontos da PEC.

De acordo como o texto aprovado em 1º turno, um substitutivo da deputada Renata Abreu (Podemos-SP), a partir das eleições seguintes à promulgação da emenda constitucional os partidos poderão voltar a fazer coligação partidária nas eleições proporcionais, o que está proibido pela Emenda Constitucional 97, de 2017.

O Plenário deverá analisar destaques que pretendem retirar esse ponto da PEC, assim como outros relacionados à mudança da cláusula de desempenho para os partidos terem acesso a recursos do Fundo Partidário e do Fundo de Financiamento de Campanhas e ao tempo de rádio e TV.

Após a análise dos destaques, o texto seguirá para o Senado, onde precisará ser aprovado até outubro para poder valer nas eleições 2022.

* Com informações da Agência Câmara de Notícias

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais