> >
Bolsonaro passa mal e é levado para hospital em Brasília

Bolsonaro passa mal e é levado para hospital em Brasília

Ex-presidente teve crise forte de soluço, vômito e pressão baixa, diz Flávio Bolsonaro; ele passará a noite de terça (16) para quarta-feira (17) em observação

Publicado em 16 de setembro de 2025 às 17:22

 - Atualizado há 3 meses

SÃO PAULO - O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou mal nesta terça-feira (16) e foi encaminhado para um hospital em Brasília, onde passará a noite em observação.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, disse que ele teve "crise forte de soluço, vômito e pressão baixa".

"Encaminhou-se ao DF Star acompanhado de policiais penais que vigiam sua casa, em Brasília, por se tratar de uma emergência. Peço a oração de todos para que não seja nada grave", disse Flávio.

O ex-presidente Jair Bolsonaro deixa hospital sob forte esquema de segurança em Brasília
Bolsonaro esteve no hospital no último domingo (14) para realizar exames Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

À noite, Flávio disse a jornalistas no local que seu pai estava desidratado, tomando soro na veia, e que passou por exames cardíacos, que tiveram bons resultados.

Flávio afirmou ainda que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro acompanhará o ex-presidente no hospital nesta noite e que espera alta hospitalar nesta quarta (17).

"Ele [Bolsonaro] estava com soluços, que vinham ficando mais fortes progressivamente. Quando acontece isso, ele fica com falta de ar e hoje foi isso que aconteceu. Ele ficou com falta de ar quase 10 segundos, não conseguia respirar e a reação dele foi expelir aquilo que estava ali obstruindo o aparelho digestivo dele", disse.

"Um vômito a jato, de dois metros para frente. E aí ele se sentindo mal, tonto, pressão baixa, a Michelle só deu tempo de pegar ele, botar no carro e tomar as providências ali, né, para evitar que algum mal-entendido possa ser explorado contra ele depois", completou.

O deputado federal Evair de Melo (PP-ES), vice-líder da oposição na Câmara, afirmou que o ex-presidente começou a passar mal durante a madrugada.

"Já tínhamos a informação de que ele tinha passado mal. E teve complicações agora à tarde. Já deu entrada [no hospital] com esse quadro de soluço e vômito, com anemia e fraqueza", disse à imprensa em frente ao hospital.

Carros da Polícia Penal do Distrito Federal fizeram a escolta do ex-presidente até o hospital. As viaturas estão posicionadas na saída da unidade de saúde, que fica em uma região de grande movimento em Brasília. Agentes uniformizados também estão dentro do saguão do hospital.

Bolsonaro está em prisão domiciliar desde 4 de agosto, e seus aliados têm dito publicamente que sua saúde está fragilizada. Na semana passada, foi condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a 27 anos e três meses de prisão por liderar trama golpista em 2022.

Ele esteve no último domingo (14) no hospital DF Star para realizar um exame. Os médicos apontaram um quadro de anemia por falta de ferro e um resíduo de pneumonia. Também foram extraídas lesões na pele para avaliação sobre necessidade de tratamento.

Cláudio Birolini, médico que acompanha a saúde de Bolsonaro, afirmou que o ex-presidente passou por exames de rotina. "Ele é um senhor de 70 anos que passou por diversas intervenções cirúrgicas. Ele está bastante fragilizado por essa situação toda", disse no domingo.

Atualização
16/09/2025 - 20:41hrs
A reportagem foi atualizada com novas informações sobre o estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais