> >
Anvisa analisa novos pedidos de importação da Covaxin e Sputnik

Anvisa analisa novos pedidos de importação da Covaxin e Sputnik

O Ministério da Saúde fez a solicitação da vacina indiana, Covaxin, enquanto 6 estados do Brasil pedem doses prontas da vacina russa

Publicado em 4 de junho de 2021 às 15:52

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Começou há pouco a reunião extraordinária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para mais uma análise dos pedidos de autorização excepcional e temporária da importação das vacinas Sputnik V e Covaxin contra a Covid-19. Nesta primeira parte da reunião, o gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes Lima Santos, fará uma apresentação técnica, com dados sobre os dois imunizantes.

Em março, a agência rejeitou a solicitação do Ministério da Saúde para autorização de importação e distribuição da vacina indiana Covaxin/BBV152. Na época, a direção da Anvisa informou que os dados apresentados não cumpriram os requisitos de lei para atestar a qualidade e eficácia da vacina indiana. O Ministério da Saúde tem contrato para compra do imunizante, produzido pela Bharat Biotech, da Índia.

Já o imunizante russo Sputnik V teve a importação negada em abril pela Anvisa por falta de dados básicos para análise do produto e em falhas identificadas pela área técnica da agência que podem comprometer eficácia, segurança e qualidade do imunizante.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais