Autor(a) Convidado(a)
É professora de Toxicologia e Análises Toxicológicas do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Ufes

Ufes sedia evento internacional sobre saúde e meio ambiente às vésperas da COP 30

Evento multidisciplinar reunirá pesquisadores do Brasil e do exterior para discutir os impactos das mudanças climáticas na saúde humana e nos ecossistemas, alinhando ciência e políticas públicas

  • Karla Nívea Sampaio É professora de Toxicologia e Análises Toxicológicas do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Ufes
Publicado em 24/10/2025 às 11h30
Atualizado em 27/10/2025 às 06h23

Com a COP 30 batendo à porta (novembro, em Belém), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) será palco de um encontro que coloca a saúde no centro da agenda ambiental e climática: de 29 a 31 de outubro, o 1st International Meeting of Biological and Health Sciences (IBHS) promoverá, em Vitória, um debate aprofundado sobre “Saúde e Meio Ambiente”, elo ainda subexplorado nas discussões do clima, apesar de decisivo para políticas públicas, prevenção e bem-estar da população. A programação combina evidências científicas sobre os impactos de poluentes de origem antrópica na saúde humana e nos ecossistemas, além de explorar o ambiente como fonte de recursos terapêuticos.

Idealizado como evento multidisciplinar e internacional, o IBHS nasce do consórcio entre dois programas de pós-graduação da Ufes (Ciências Farmacêuticas e Ciências Fisiológicas) e reúne uma rede de pesquisadores do Brasil e do exterior, com sessões majoritariamente em português e parte em inglês. A curadoria científica abrange linhas como Fisiologia Cardiovascular, Toxicologia, Produtos Naturais e Saúde, oferecendo um panorama que vai do laboratório às políticas e às práticas em saúde pública.

Famoso mosaico da Ufes começa a ser restaurado e deve ficar pronto em 2026
Ufes será palco de um encontro que coloca a saúde no centro da agenda ambiental e climática. Crédito: Ana Oggioni

No dia 29 de outubro, no Teatro Universitário, a abertura destaca duas conferências-chave sobre saúde humana e mudanças climáticas: serão proferidas pelo médico patologista Paulo Saldiva (USP), membro da Academia Brasileira de Ciências e referência internacional em poluição atmosférica e saúde, e pela jurista portuguesa Carla Amado Gomes (Universidade de Lisboa), pesquisadora de projeção internacional em Direito Ambiental e com histórica interlocução com o Brasil. As palestras darão o ponto de situação dos desafios presentes e futuros, bem como dos direitos em jogo na proteção da saúde em um planeta em franco aquecimento, conectando ciência e Justiça ambiental.

Ao longo dos três dias, o público poderá acompanhar simpósios, comunicações orais, pôsteres e minitalks sobre temas urgentes. Veja alguns: 

  • Exposição ambiental e biomarcadores;
  • Equidade em saúde;
  • Potenciais bioativos naturais e inovação sustentável;
  • Integração entre fisiologia, toxicologia e terapêutica em doenças cardiorrespiratórias;Drogas, exposições e efeitos xenobióticos; Abordagens integrativas e não convencionais (como mindfulness e eletroacupuntura)

A grade reúne pesquisadores de instituições de ponta no Brasil e de centros na Europa, América do Norte e Oceania, sublinhando o caráter colaborativo e internacional do encontro e favorecendo intercâmbios científicos de alto nível.

Voltado aos estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais das Ciências da Saúde, Ambientais e Sociais, o IBHS oferece oportunidades para atualização, apresentação de resultados, troca de experiências e ampliação de redes de colaboração. Em sintonia com a agenda da COP 30, a organização aposta em um ambiente fértil para parcerias científicas que conectem evidência, inovação e impacto socioambiental.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
UFES opinião

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.