Autor(a) Convidado(a)
É prefeito de Vitória

Guarda Municipal e tecnologia aliadas na redução de roubos ao comércio em Vitória

No último ano, Vitória teve uma significativa redução nos casos de “assaltos” a lojas, lanchonetes e diversos tipos de comércios. Com 121 registros, esse número representa menos da metade do pico mais alto, que foi de 328 casos

  • Lorenzo Pazolini É prefeito de Vitória
Publicado em 27/01/2024 às 10h00

A segurança dos estabelecimentos comerciais tem um papel crucial na promoção de vendas, na geração de empregos e no fomento da economia local. A presença significativa e reforçada da Guarda Civil Municipal de Vitória, a eficácia do programa SOS Comércio e a integração das forças de segurança contribuem para um ambiente mais seguro para todos na Capital, condição fundamental para criação de novos postos de trabalho e geração de oportunidades na vida de quem mais precisa.

Prova disso é que Vitória fechou o ano de 2023 com o menor número de casos de roubos a estabelecimentos comerciais dos últimos seis anos, marco inicial do registro e divulgação dos dados de segurança pública.

No último ano, Vitória teve uma significativa redução nos casos de “assaltos” a lojas, lanchonetes e diversos tipos de comércios. Com 121 registros, esse número representa menos da metade do pico mais alto, que foi de 328 casos. Além disso, os furtos também apresentaram uma queda de 13%, nos últimos 12 meses.

Ressaltamos a importância da segurança no comércio para impulsionar a atividade econômica e proporcionar que todos convivam de forma segura nas ruas, ainda mais quando um munícipe sai de sua casa para adquirir algum item, material ou serviço visando suprir qualquer que seja a sua necessidade.

Alcançar o menor número de crimes a comércios em seis anos evidencia nossos esforços na melhoria da segurança pública com implementação de tecnologias inovadoras, diálogo com associações comerciais, lideranças comunitárias e entidades, além de cooperação e integração das agências de segurança.

Implantamos o SOS Comércio, um inovador aplicativo de celular que permite que os comerciantes acionem rapidamente a Guarda Municipal em situações de risco. A ferramenta está em fase de testes, com ótimos resultados.

Temos um árduo trabalho realizado ao longo do tempo, com planejamento estratégico e forte investimento na capacitação e valorização dos agentes e na aquisição de equipamentos modernos.

Guarda de Vitória recebe 12 viaturas novas para atuar na cidade
Guarda de Vitória recebe 12 viaturas novas para atuar na cidade. Crédito: Leonardo Silveira

Para se ter uma ideia, os guardas municipais de Vitória passaram por 22 cursos de instrução e capacitação das mais variadas áreas de atuação. Além disso, investimos mais de R$ 3 milhões na aquisição de ferramentas tecnológicas e bafômetros de última geração e viaturas, além de um "supercomputador" para processar todas as imagens das câmeras de videomonitoramento.

A incorporação da tecnologia de informação desempenha um papel crucial nessa trajetória de sucesso. Vitória conta, atualmente, com 747 câmeras espalhadas pela cidade, contribuindo para a prevenção e a ostensividade. O uso de câmeras urbanas, associado ao "Cerco Inteligente", que identifica veículos com restrição de furto e roubo, fortalece a ação conjunta das forças de segurança, coibindo ações criminosas.

O ano de 2023 marcou um capítulo significativo na segurança em Vitória. Continuamos comprometidos em proporcionar um ambiente seguro e favorável ao desenvolvimento social e econômico local, valorizando o ecossistema produtivo e vivendo em uma sociedade próspera, de igualdade, justiça social e em paz.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.