Publicado em 4 de dezembro de 2025 às 16:20
Para a economia do Espírito Santo, comércio, turismo e serviços sempre foram setores fundamentais. Mas, na hora de buscar fortalecê-los ainda mais, faltavam informações como: qual foi o volume de vendas no semestre? Que segmentos estão em alta no varejo? Como anda o índice de confiança do empresário? Para ajudar a responder essas e outras questões essenciais para a gestão de negócios, nasceu um projeto de inovação pioneiro entre as federações do comércio do país: o Connect Fecomércio-ES.>
Desenvolvido a partir de uma parceria entre a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) e a Faesa Centro Universitário, o Connect é uma estrutura de inteligência de dados econômicos e de mercado. Transforma dados em informação econômica e inteligência de negócios, consolidando e qualificando informações sobre comércio, serviços e turismo. Assim, produz análises, estimativas e previsões que apoiam decisões de empresários, gestores públicos, imprensa e sociedade.
>
Além de utilizar bases oficiais, como IBGE, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), o Connect desenvolve análises próprias que incluem extrapolações, projeções e modelos preditivos, permitindo antecipar tendências de emprego, consumo e desempenho setorial.
>
O projeto também combina esses dados com levantamentos qualitativos e estudos territoriais, ampliando a capacidade de interpretar cenários e orientar decisões no comércio, em serviços e no turismo. Essas informações são transformadas em painéis de dados em Power BI, relatórios analíticos e releases para a imprensa, que aprofundam temas estratégicos e ampliam o alcance das informações para a sociedade capixaba.
>
>
“O projeto atua como um recurso relevante para o Estado, especialmente por seu foco em consolidar dados e disseminar a cultura da inovação”, diz Ellen Scopel, coordenadora do projeto e gerente do Núcleo de Inovação Tecnológica da Faesa.
>
Para Idalberto Moro, presidente do Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac, o Connect é um divisor de águas para o setor. >
Idalberto Moro
Presidente da Fecomércio-ESO reitor da Faesa, Professor Alexandre Nunes Theodoro, destaca que o Connect fortalece a inovação e a competitividade do setor. >
Alexandre Theodoro
Reitor da Faesa
“Com o mapeamento de mais de 137 mil empresas, o projeto promove eventos de inovação, fomenta o empreendedorismo e acelera startups com soluções aplicáveis ao mercado. Ao atuarmos nesse projeto, demonstramos, na prática, o diferencial do nosso ensino: um modelo acadêmico de excelência, conectado ao mercado.”
>
Os mantenedores do Connect são a Fapes (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo), a MCI (Mobilização Capixaba pela Inovação) e a Secti (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional).
>
Projeto criado em parceria por Fecomércio-ES e Faesa reúne informações que ajudam empresas a avançar
Tamanho de arquivo: 466kb
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta