A Gazeta - Agora

Indígenas ocupam a ES 010 em segundo dia de protesto em Aracruz

Manifestações começaram por volta de 8h nesta quinta-feira (31); trânsito está parcialmente interditado e fluxo de veículos é liberado a cada 20 minutos

Publicado em 31 de agosto de 2023 às 09:05

Trator fechando estrada em manifestação indígena na ES 010, em Aracruz
Trator fechando estrada em manifestação indígena na ES 010, em Aracruz Crédito: Reprodução/Redes Sociais

O protesto de indígenas em Aracruz, no Norte do Espírito Santo, chega ao segundo dia nesta quinta-feira (31). As manifestações acontecem na ES 010, na altura da Aldeia Boa Esperança, e começou às 8h. O trânsito está parcialmente interditado no local, com a liberação para a passagem de veículos a cada 20 minutos, segundo o cacique Antônio Carlos, da Aldeia de Comboios. 

 Os povos indígenas estão reunidos para acompanhar o julgamento do marco temporal de terras indígenas, retomado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira.

O caso, sob análise dos ministros do STF, pode ter impacto no tema de demarcação de territórios de todo o país. A ação julgada é de disputa de terras em Santa Catarina, que pode ter repercussão geral e valer para outros semelhantes, em jurisprudência.

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais