A Gazeta - Agora

Tem sugestão ou viu erro? Envie aqui Quer mais notícias? Entre no nosso WhatsApp

Governo do ES propõe isenção de ICMS para empresas na ZPE de Aracruz

Publicado em 11/03/2024 às 16h14
ZPE de Aracruz
ZPE de Aracruz foi criada em outubro do ano passado Crédito: Thiago de Barros/Governo do ES

Começou a tramitar nesta segunda-feira (11) na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) um projeto de lei encaminhado pelo Executivo que tem como objetivo isentar a cobrança do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em saídas internas destinadas aos estabelecimentos localizados em Zona de Processamento de Exportação (ZPE).

A medida, segundo o governo do Estado, visa a contribuir para a instalação efetiva da ZPE de Aracruz, criada em outubro de 2023. Com área de 50 hectares, trata-se da primeira ZPE privada do país.

De acordo com informações da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), as saídas internas são aquelas realizadas dentro do próprio Estado. Portanto, a isenção de ICMS significa desonerar a tributação nas saídas ocorridas dentro do Espírito Santo destinadas aos estabelecimentos localizados em uma ZPE. No caso, por enquanto, dentro da ZPE de Aracruz. 

O PL 15/2024 altera, então, a Lei Estadual 7.000/2001 – que trata do ICMS – incluindo em seu Anexo III a internalização do Convênio ICMS 99/1998 do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que trata dessa desoneração.

A Lei Federal 11.508/2007 define as ZPEs como “áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas direcionadas para a produção de bens a serem comercializados no exterior, a prestação de serviços vinculados à industrialização das mercadorias a serem exportadas ou a prestação de serviços a serem comercializados ou destinados exclusivamente para o exterior, consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro”.

Publicidade