Formada em Ciências Contábeis pela Ufes, com MBA em Controladoria e Finanças e certificações em metodologias ágeis e métricas de produtos. Atua há mais de 18 anos no setor bancário, com experiência em gestão de produtos e projetos. Atualmente, lidera a área de Inovação em Meios de Pagamento e Investimentos do Banestes

Como funciona a portabilidade de salário e quem pode solicitá-la

Você pode receber o seu salário no banco que desejar, em vez de usar a conta salário aberta por sua empregadora.  Saiba mais

Vitória
Publicado em 17/05/2022 às 09h06

Imagine que você mudou de emprego, sua nova empresa é parceira de um determinado banco e, para receber o seu salário, você precisa abrir a conta em mais um banco, mesmo não querendo fazer isso.

Essa é uma situação comum, pois cada empresa tem a liberdade de escolher um banco como parceiro para realizar os pagamentos de salário. Porém, você não é obrigado a manter a sua movimentação financeira no banco escolhido pela sua empresa. Você pode solicitar a portabilidade do seu salário!

A opção de portabilidade de salários existe desde 2006 e é regulamentada pelo Banco Central do Brasil. Com o surgimento de contas digitais e de contas de pagamento, desde 2018 também é possível solicitar a portabilidade do salário para esses tipos de conta.

Mas, o que é, de fato, a portabilidade de salários?

COMO FUNCIONA A PORTABILIDADE DE SALÁRIO?

Ela consiste em, basicamente, você receber o seu salário no banco que desejar, em vez de usar a conta salário aberta por sua empregadora. Isso mesmo: a portabilidade de salário permite que funcionários de empresas públicas ou privadas escolham o banco onde querem receber seu salário e, no dia do pagamento, o valor do salário é transferido para a conta que você escolher, no banco que você quiser.

Salário de parlamentares varia de acordo com o tamanho da cidade e o que diz a legislação municipal
Valor do salário é transferido para a conta que você escolher. Crédito: Pixabay

COMO FAZER A PORTABILIDADE DO MEU SALÁRIO?

O seu empregador vai precisar abrir uma conta salário para você, no banco parceiro dele, mas esse é um tipo de conta sem qualquer custo, utilizada para que ele faça o pagamento todos os meses. Com a portabilidade, a conta salário continua existindo, ou seja, ela não pode ser encerrada, pois o crédito do seu salário é feito nela e, na sequência, transferido automaticamente para a conta desejada.

Essa transferência ocorre de maneira automática e sem custo, enquanto você desejar, e o seu dinheiro fica disponível no mesmo dia do pagamento. Você também pode optar por cancelar a portabilidade ou trocar o banco quando quiser. A escolha é sua!

Isso significa que você tem a liberdade de manter os seus recursos financeiros no banco da sua confiança, que ofereça melhores benefícios. Além disso, você pode obter condições diferenciadas na hora de negociar um empréstimo, por exemplo, afinal, manter o recebimento do seu salário no banco reduz o risco de inadimplência, fator relevante na negociação de taxas diferenciadas.

Saiba mais sobre portabilidade de salários:

  1. 01

    Quem pode solicitar a portabilidade de salário

    Qualquer funcionário do setor público ou privado, com vínculo empregatício e que receba seu salário por meio de folha de pagamento.

  2. 02

    Como solicitar a portabilidade de salário

    Você pode solicitar a portabilidade diretamente na agência do banco onde foi aberta a conta salário pelo seu empregador ou pelos canais digitais, como aplicativo e internet banking, do banco que você já tem conta e gostaria de receber o salário. Mas, atenção: a conta que você indicar para receber o salário precisa ser de sua titularidade, pois não é permitida a portabilidade para conta de outra titularidade.

  3. 03

    Prazo para atendimento de uma solicitação de portabilidade

    Após o recebimento da solicitação, o banco da sua conta salário tem até 10 dias úteis para aprovar ou reprovar a sua solicitação. Uma vez solicitada e efetivada a portabilidade, a transferência do salário passa a ser automática, no mesmo dia do pagamento.

  4. 04

    Tarifa

    Não há cobrança de tarifas na portabilidade de salário, seja para solicitar, cancelar ou mesmo para realização das transferências automáticas do seu salário.

Assim como no caso da portabilidade de salário, também há normas que proporcionam liberdade para transferir seus empréstimos e financiamentos de um banco para outro que te ofereça melhores condições. A escolha é sua! Mas, isso é assunto para a próxima coluna, até lá.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Economia Isis Parteli dinheiro Educação Financeira Banco

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.