> >
Tomar caldo de rã faz bem para imunidade? Entenda dieta feita por Cauã Reymond

Tomar caldo de rã faz bem para imunidade? Entenda dieta feita por Cauã Reymond

Nutricionista diz  que não há evidências científicas que comprovem a eficácia do consumo do caldo de rã com o fortalecimento do sistema imunológico.

Publicado em 11 de abril de 2025 às 14:20

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Cauã Reymond
Cauã Reymond disse que o alimento é perfeito para os dias de imunidade baixa. (Reprodução @Cauãreymond)

O ator Cauã Reymond sempre praticou atividades físicas e cuidou do corpo. Mas ele surpreendeu ainda mais nas primeiras chamadas da novela Vale Tudo, onde interpreta César. Em participação no programa 'Mais Você', o ator contou que tem seguido uma dieta personalizada e uma rotina intensa de exercícios físicos para manter a boa forma. 

“Minha dieta é intensa, mas é leve. […] Sou bem disciplinado. Acordo, tomo uma colherzinha de geleia real, um suco verde, frutas, às vezes um iogurte, e depois um ovo mexido, com mais claras do que gemas, com abacate. Eu fujo da farinha branca. Quando você tira o glúten, muitos atletas sentem melhora na performance esportiva. Isso aconteceu com o tenists Djokovic”, contou.

O mais inusitado da dieta, no entanto, é o caldo de rã. Segundo Cauã, o alimento é perfeito para os dias de imunidade baixa. “Comecei a tomar um caldinho de rã… E, quando minha imunidade está baixa, eu tomo o caldo de rã duas vezes e o suco verde duas vezes. Na maioria das vezes, é uma só, à noite, mas, quando é uma situação em que viajei muito, gravei até tarde e tenho trabalho de manhã, dou uma reforçada”, explicou.

ENTENDA

A nutricionista Marcella Zaché explica que o consumo de carne de rã é tradicional em diversas culturas, especialmente na Europa, no Canadá e nos Estados Unidos, onde as patas de rã são consideradas iguarias. "Mas é fundamental estar ciente dos potenciais riscos associados ao seu consumo, pois a carne de rã, especialmente quando proveniente de fontes não regulamentadas, pode estar contaminada com patógenos. Além disso, a ingestão de carne crua ou mal cozida aumenta o risco de infecções gastrointestinais".

Marcella diz que não há evidências científicas que comprovem a eficácia do consumo do caldo de rã com o fortalecimento do sistema imunológico. "Existem alguns poucos trabalhos científicos relacionados a esse alimento que destacam aspectos como a presença de cálcio biodisponível, potencial alergênico e efeitos sobre parâmetros metabólicos (em modelos animais), mas não fornecem dados sobre seu impacto direto na imunidade humana", diz a professora do Unesc.

 Marcella Zaché
Marcella Zaché fala sobre os cuidados com o alimento. (Divulgação/ Marcella Zaché)
Aspas de citação

Considerando as informações sobre o estilo de vida e alimentação do ator, conclui-se que sua recuperação mais rápida e o suporte à imunidade se dá pelo conjunto da alimentação adequada e os hábitos saudáveis

Marcella Zaché
Nutricionista
Aspas de citação

A manutenção de um sistema imunológico saudável resulta de uma alimentação balanceada, rica em diversos nutrientes, aliada a um estilo de vida saudável, incluindo atividade física regular, sono adequado e manejo eficaz do estresse. "Embora alguns alimentos possam ter propriedades benéficas como antioxidantes, fibras, vitaminas ou proteínas, nenhum deles, isoladamente, contém todos os nutrientes necessários para o funcionamento ideal do organismo", ressalta a nutricionista.

Por isso, consumir um alimento em específico, por mais nutritivo que seja, não supre as múltiplas demandas do corpo humano e não garante um estilo de vida saudável se os outros pilares que o compõem um estilo de vida saudável não estão adequados. "Além disso, a diversidade na alimentação e adequação dos nutrientes é fundamental para equilíbrio e adequação da alimentação", finaliza Marcella Zaché.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais