> >
Conheça os diversos tipos de farinha e os efeitos no organismo

Conheça os diversos tipos de farinha e os efeitos no organismo

Bolo fofinho e pão macio podem esconder alguns perigos. Nutricionista explica que uso excessivo da farinha de trigo não é recomendado e cita alternativas para substituí-la

Publicado em 26 de outubro de 2021 às 18:31

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Farinhas são usadas na cozinha: mas como fugir da farinha de trigo?
Farinhas são usadas na cozinha: mas como substituir a de trigo?. (Pixabay)

O primeiro passo antes de fazer bolo ou pão normalmente é checar se o armário está abastecido com farinha de trigo. Sem o item, fica mais difícil prosseguir com aquela receita e conseguir que o alimento fique fofinho e macio, mas essa qualidade final pode esconder alguns perigos. 

O uso excessivo da farinha de trigo não é recomendado e existem alternativas para a substituição do item nas receitas, segundo informou a nutricionista Roberta Larica, comentarista do quadro Boa Mesa CBN, em entrevista ao jornalista Mário Bonela, apresentador do programa CBN Cotidiano, da CBN Vitória. Confira a entrevista na íntegra:

Boa Mesa CBN - Conheça os diversos tipos de farinha e seus efeitos ao organismo

Roberta Larica explicou que a farinha é obtida após um processamento e é aí que está o perigo. A nutricionista explicou a importância do ingrediente na elaboração de receitas, mas lembrou que um equilíbrio na dieta exige variação de alimentos, como o item.

Aspas de citação

A farinha é responsável por dar liga e crocância aos biscoitos, por exemplo. Deixa o bolo fofinho e dá uma elasticidade aos pães. Esse glúten está presente principalmente na farinha de trigo, que é a mais usada, a mais comum

Roberta Larica
Nutricionista e comentarista da CBN Vitória
Aspas de citação
Trigo; farinha; pão; alimento; massa; amido; carboidrato
Pães normalmente são feitos com farinha de trigo. (Pixabay)

De acordo com a nutricionista, o alto consumo da farinha branca refinada representa um problema para a saúde. Ela afirma que o alimento tem um processamento em fábrica, que faz com que o item perca características importantes e sofra prejuízo nas vitaminas. "Farinhas brancas, como amido de milho, polvilho e farinha de arroz, são basicamente carboidratos", disse.

Mas, se o processamento significa perda de nutrientes, por qual motivo é feito o refinamento em fábrica? Roberta Larica explica que, apesar dos prejuízos à saúde, o material final da indústria dá mais facilidade para o consumidor. É como cozinhar ou preparar algo na cozinha com um ingrediente mais eficaz.

"As alterações na fábrica são voltadas para o consumidor. Refinar torna o bolo e o pão, por exemplo, produtos melhores. Por isso, a farinha branca está na mesa dos brasileiros. Precisamos repensar o uso", ressaltou.

ALTERNATIVAS MAIS SAUDÁVEIS

Antes trocar a farinha branca refinada por outra no prato, Roberta Larica explica que é preciso avaliar a melhor opção, já que cada uma tem características específicas. Portanto, segundo ela, não é uma simples substituição que vai fazer a diferença na saúde.

Trigo; farinha; pão; alimento; massa; amido; carboidrato
Farinha de trigo branca e refinada pode ser substituída. (Pexels)

A especialista alerta ainda para o preço, pois as farinhas de aveia e arroz, por exemplo, tidas como mais saudáveis, costumam ter preços mais elevados. Segundo a nutricionista, o que se paga vale a pena no quesito saúde.

"A variação no uso das farinhas traz benefícios para a saúde. São diferentes nutrientes colocados no corpo humano. A proposta é essa, o prato equilibrado tem uma variedade", comentou.

CONFIRA OS DIFERENTES TIPOS DE FARINHA E DICAS DE COMO USÁ-LOS:

  • Trigo; farinha; pão; alimento; massa; amido; carboidrato

    01

    FARINHA DE AVEIA

    Roberta Larica explica que a farinha de aveia é boa para quem tem colesterol alto ou glicose alta. Pode ser usada para fazer mingau, bolos e pães. "Pode ser comprada em flocos. Quanto mais fina, mais refinada é a aveia. A farinha mais fina é a que dá liga, mas não é a mais saudável. O farelo contém mais fibra que a farinha, mas não dá liga", afirma.

  • Arroz; grão de bico; farinha; alimento; alimentação

    02

    FARINHA DE ARROZ

    "Muita gente que busca tirar o glúten da alimentação troca o trigo pelo arroz. Mas é como trocar seis por meia dúzia", alerta Roberta Larica. Mas não se engane. A farinha de arroz não entrou na lista por um erro. Apesar de não indicar que a mudança total seja feita, a nutricionista sugere que haja variedade no prato. Assim, adicionando a farinha de arroz em alguns momentos, o organismo terá diferentes nutrientes.

  • Arroz; grão de bico; farinha; alimento; alimentação

    03

    FARINHA DE AMÊNDOAS

    A nutricionista diz que a farinha de amêndoas é muito procurada para aqueles que curtem uma dieta lowcarb — com redução de carboidrato. "A farinha de amêndoas é a amêndoa assada e triturada, basicamente isso", afirma. Portanto, o ingrediente é saudável. Mas lembrando que a farinha de amêndoa pode não dar tanta "liga" como a farinha branca refinada.

  • Arroz; grão de bico; farinha; alimento; alimentação

    04

    FARINHA DE GRÃO DE BICO

    "O grão-de-bico, já conhecido, pode ser transformado em uma farinha super nutritiva. O alimento tem mais fibras, várias vitaminas do complexo B e substitui muito bem a farinha de trigo", diz a nutricionista. A dica é usar, de preferência, em receitas de alimentos salgados.

  • Farinhas alternativas podem ser inseridas na dieta

    05

    PODEM SER USADAS, MAS NÃO SUBSTITUEM

    A dica número cinco reúne: farinha de linhaça, chia e coco. O que as três têm em comum? Todas podem ser usadas, mas substituem a função da farinha de trigo. "São boas para usar em iogurte e frutas. Mas não coloque nos bolos e pães sem saber usar. Pode perder o objetivo da receita. Geralmente são usadas em quantidades pequenas", cita.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais