> >
O que você precisa saber sobre alergias e intolerâncias a alimentos

O que você precisa saber sobre alergias e intolerâncias a alimentos

Segundo nutricionista, para ter uma rotina confortável, evitando dores abdominais ou até urticárias na pele, é preciso saber os limites do que você deve ou não comer

Publicado em 30 de agosto de 2021 às 20:05

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Alergia; intolerância; leite; massa
Após a alimentação, tudo que o corpo manifesta e que seja incomum pode ser entendido como desequilíbrio na flora intestinal, diz nutricionista. (Pixabay)

Ter uma vida saudável envolve mais esforços do que praticar exercícios físicos com frequência e manter uma alimentação balanceada, principalmente para quem tem alergia ou intolerância alimentar. As manifestações do corpo humano após o contato com alguns alimentos são observadas por nutricionistas, que alertam para a individualidade de cada organismo: há pessoas com restrições ao leite, por exemplo. Para ter uma rotina confortável, evitando dores abdominais ou até urticárias na pele, é preciso saber os limites do que você deve ou não comer.

A nutricionista Roberta Larica, comentarista do quadro Boa Mesa CBN, da CBN Vitória, destaca que é preciso entender a atividade do organismo. Segundo ela, tudo que o corpo manifesta e que seja incomum pode ser entendido como desequilíbrio na flora intestinal. "É necessário ouvir o corpo", afirma.

A nutricionista enfatizou que usar uma medicação indevida quando sentir que algo não vai bem após a ingestão de determinado alimento é "como tampar o sol com a peneira". O tratamento deve ser feito com orientação médica, procurando a causa, não apenas amenizando os sintomas. Confira a entrevista de Roberta Larica, durante o Boa Mesa CBN:

Entrevista da nutricionista Roberta Larica ao quadro Boa Mesa CBN 

 QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ALERGIA E INTOLERÂNCIA?

  • Alergia; intolerância; leite; massa

    01

    ALERGIA ALIMENTAR

    Roberta Larica explica que as alergias se manifestam por uma resposta imunológica. É uma reação adversa de defesa do corpo. Elas estão separadas entre alergia imediata e alergia tardia. Alergia imediata é quando você consome algum alimento e imediatamente produz anticorpos para reagir e se proteger A alergia tardia é mais complexa. Isso porque, quando ingere o alimento, você produz o anticorpo, mas ele pode permanecer em produção por até quatro dias. Gera uma dificuldade para identificar qual alimento provocou aquela alergia.

  • Alergia; intolerância; leite; massa

    02

    INTOLERÂNCIA ALIMENTAR

    Intolerância é a não capacidade de digerir alimentos. É uma reação que normalmente provoca desconfortos gástricos. Por exemplo, uma pessoa com intolerância a lactose quando bebe leite pode sentir gases e ter diarreia. Os sintomas podem evoluir ao longo do tempo.

De acordo com Roberta Larica, alguns laboratórios específicos observam as manifestações do corpo para identificar o causador do problema. Os testes costumam avaliar a produção de anticorpos conforme o contato com os alimentos, justamente para identificar qual item pode ter provocado a alergia ou intolerância.

ALIMENTOS QUE SÃO OS PRINCIPAIS VILÕES 

  • Alergia; intolerância; leite; massa

    01

    LEITE

    Roberta Larica coloca o leite em primeiro lugar.  Segundo a comentarista, ele é o maior causador de alergias e intolerâncias. "Há uma lista de alimentos. É comum identificar alergia a proteína do leite em bebês. Há também a intolerância à lactose, que é outra reação", diz.

  • Alergia; intolerância; leite; massa

    02

    GLÚTEN

    A nutricionista destaca as mudanças na produção de alimentos ao longo do tempo, que, segundo ela, altera a quantidade de glúten presente nas comidas. Ele está presente em massas e biscoitos. 

  • Alergia; intolerância; leite; massa

    03

    OVO

    De acordo com a comentarista da CBN Vitória, é muito comum alergia tardia ao ovo, principalmente à clara. "É bom ficar de olho", diz.

  • Alergia; intolerância; leite; massa

    04

    CASTANHAS E AMÊNDOAS

    Roberta Larica coloca as castanhas, nozes e amêndoas na quarta colocação. Segundo ela, são alimentos que costumam ser responsáveis pelas alergias tardias.

A nutricionista explica que é importante sempre procurar orientação médica, seja para identificar alergias ou intolerâncias, ou para variar a dieta, evitando o consumo de possíveis "vilões".

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais