ASSINE

5 estratégias simples para se recuperar melhor do treino

É importante compensar o desgaste sofrido, pois só assim você irá ganhar potência e não perder os músculos conquistados

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 24/02/2021 às 15h15
Mulher malhando na academia
O treino deve ser alterado a cada 4 ou 5 semanas para evitar a adaptação do músculo. Crédito: Freepik

É normal que haja consequências depois da prática de um exercício como músculos rígidos e cansaço. Mas você sabia que existem estratégias que podem ser adotadas para se recuperar melhor do treino? 

O personal trainer Wagner Costa explica que a reposição da energia gasta durante o exercício é feita por meio da ingestão de carboidrato. "Para acelerar esse processo, o ideal é fazer um pequeno lanche até 30 minutos após o término do exercício físico, porque é nesse período em que as células conseguem captar mais glicose e de forma rápida. Ingerir algum carboidrato de simples digestão, como um suco de frutas, logo após a atividade, ajuda na recuperação do músculo", diz.

Para ele, a alimentação pós-treino é fundamental, pois ajuda na recuperação do organismo e nos estoques de energia. "Quando terminamos os exercícios e não nos alimentamos corretamente, o corpo poderá usar a massa muscular para repor a energia gasta, ocasionando perdas musculares indesejadas". 

Alimentação adequada

O professor de educação física Leandro Laeber, da Academia Hangar, diz que a pessoa deve priorizar a alimentação, investindo em proteínas e carboidratos. "As proteínas têm como função recuperar os tecidos musculares que sofreram as pressões da atividade física, e os carboidratos vão recuperar nossa reserva energética".

O profissional conta que é muito importante compensar o desgaste sofrido, pois só assim você irá ganhar potência e não perder os músculos conquistados. "Não importa se você quer começar a treinar, se já é um praticante de esportes profissionais ou amador, de resistência ou longa duração, ou se malha em academias com regularidade. Os treinos e a alimentação adequada, sempre orientados por profissionais, irão contribuir com a boa recuperação", diz Leandro Laeber.

Para que o exercício possa ser realmente eficaz, o corpo precisa de um tempo de descanso, já que é nessa hora que os músculos se recuperam do desgaste do treino. "É durante o repouso que o exercício promove adaptações para ser capaz de suportar melhor e com mais eficiência a sobrecarga geradas durante a sessão de treino. É preciso respeitar o descanso para recuperação muscular", explica a educadora física Lorena Bello, da Bodytech Vitória. Para te ajudar a se recuperar melhor do treino eles listaram cinco dicas. 

Veja 5 estratégias simples para se recuperar melhor do treino

  1. 01

    Olho no treino.

    É importante que o treino seja alterado a cada 4 ou 5 semanas para evitar a adaptação do músculo, o que pode interferir no processo de hipertrofia. "Assim, ao fim de 5 semanas o instrutor deve avaliar o desempenho da pessoa e os progressos e indicar a realização de outros exercícios e novas estratégias de treinamento", explica Wagner Costa.

  2. 02

    Reposição de proteína.

    Reponha a proteína na primeira hora pós-treino. "Uma mistura de 50% de carboidratos e 50% de proteína aumenta a síntese proteica e o armazenamento de glicogênio. Tenha equilíbrio na alimentação", diz Leandro Laeber.

  3. 03

    Consumo de proteínas.

    Deve-se fazer o consumo adequado de proteínas, referente à 1,6 g/kg do peso corporal. "Ou seja, se você pesa 70 kg, precisa ingerir 112 gramas de proteínas. Não adianta exagerar no consumo de proteínas, pois o corpo humano e sua fisiologia são inteligentes e perfeitos. Tudo o que vem em excesso será descartado ou armazenado de forma diferente do objetivo, por isso não exagere", diz Leandro Laeber.

  4. 04

    Deixe o músculo descansar.

    "É importante também dar um tempo para o músculo descansar para que possa crescer, isso porque durante os exercícios as fibras musculares se lesionam e enviam um sinal ao corpo que indica a necessidade da recuperação muscular, e é durante a recuperação que se ganha massa muscular", diz Wagner Costa.

  5. 05

    Beba bastante água.

    Lorena Bello orienta beber bastante água, já que hidratação aumenta o rendimento nos treinos por meio de regulação corporal, além de ser importante na absorção de nutrientes.

Saúde Atividade física

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.