> >
5 benefícios presentes no consumo do molho de tomate

5 benefícios presentes no consumo do molho de tomate

Alguns nutrientes presentes no molho atuam como antioxidantes, além de diminuir os riscos de doenças cardiovasculares

Publicado em 19 de fevereiro de 2018 às 19:30

Molho de tomate possui diversos benefícios para a saúde Crédito: melhorcomsaude.com.br

O molho de tomate, que confere sabor a tantas receitas, também apresenta inúmeros benefícios à saúde. O licopeno, pigmento que dá cor ao tomate, por exemplo, é um importante antioxidante natural, capaz de proteger as células do organismo contra os efeitos nocivos do excesso de radicais livres, reduzindo assim o risco de doenças crônicas, inclusive o câncer, e combatendo o envelhecimento. Pesquisas recentes mostram que o Licopeno também é um importante aliado do coração e ajuda a controlar a pressão arterial.

O que chama atenção é que o licopeno é um pigmento lipossolúvel e, por isso, tem maior absorção quando consumido junto com gordura e sua biodisponibilidade é aumentada após o cozimento – daí a importância do tomate ser consumido na forma de molho. “Quando preparado com tomate, cebola, alho e azeite de oliva, o molho oferece uma combinação de nutrientes que ajuda a inibir a oxidação do colesterol ruim e a combater processos inflamatórios”, informa a nutricionista Bianca Naves.

Já a vitamina A presente no tomate contribui para prevenir a chamada cegueira noturna e a degeneração macular, principal causa de cegueira entre idosos. Os minerais, como sódio, magnésio e potássio, ajudam a equilibrar o metabolismo de forma natural. As fibras, também presentes, contribuem para o funcionamento do intestino.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais