> >
Skin Positivity: chegou a hora de aceitar a pele 'imperfeita'

Skin Positivity: chegou a hora de aceitar a pele "imperfeita"

Conheça o movimento e saiba quais são os perfis que impulsionaram essa onda que incentiva a aceitação da pele como ela é

Publicado em 8 de maio de 2020 às 18:13

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Mesmo ao se maquiar, a
Mesmo ao se maquiar, a "skin posi" Gabriela Mour não faz questão de esconder as manchinhas causadas pela acne. (Reprodução Instagram)

O universo que aparece na maioria das postagens em redes sociais, parece sem defeitos: peles e poses belíssimas, edições impecáveis e maquiagens muito bem elaboradas. Mas foi no meio disso tudo que um movimento se destacou nos últimos meses, o Skin Positivity (positividade da pele), sobre nem toda pele ser perfeita e .... “tá tudo bem”.

As chamadas “skin posi” são influenciadoras digitais de várias partes do mundo que compartilham fotos mostrando a realidade de suas peles, mesmo que elas tenham manchas, rosácea, espinhas, cravos ou qualquer outro fator considerado “imperfeição”.

Aspas de citação

Acredito no autocuidado e este movimento tem feito com que as mulheres se olhem com mais amor, se aceitando mais e aprendendo a conviver com suas particularidades

Aline Bretas
Colunista da Revista.ag e Maquiadora 
Aspas de citação

A maquiadora e colunista da Revista.ag, Aline Bretas, acredita que a maquiagem não deve ser uma obrigação e que não devemos tampar todas nossas “imperfeições”.  "Eu acredito na maquiagem que embeleza e não te torna outra pessoa. Não acho que devemos tampar todas nossas “imperfeições”. Pele é pele, tem poros, cicatrizes... Isso que nos faz únicos, somos orgânicos!".

Ela conta que sofeu com acne durante a adolescência  e ainda possui muitas marcas, mas que não pensa em tratamentos radicais pra se livrar delas. "Acredito no autocuidado e este movimento (skin positivity) tem feito com que as mulheres se olhem com mais amor, se aceitando mais e aprendendo a conviver com suas particularidades", complementa.

Assim como no movimento “body positivity”, este também é sobre aceitação e está longe de ser um incentivo para deixar de cuidar da pele. Pelo contrário, ele tem a ver com aceitação e as influenciadoras inclusive dão dicas de skincare e maquiagem. Se identificou? Veja alguns perfis que você precisa conhecer:

Sofia Grahn (@isotretinoinwiths)

Sophia é uma modelo sueca e foi uma das pioneiras do movimento. Ela usou suas redes para contar sobre a rotina com a pele acneica e agora mostra como lida com as manchas deixadas pelas espinhas.

Whitney Maduke (@whitneymadueke)

O principal foco da conta de Whitney é a maquiagem, mas ela sempre aparece de cara lavada e até faz makes bem lindas sem “corrigir” a pele.

Gabriela Mour (@brielamour89)

Gabriela se entitula “artista da positividade da pele”, ela é ilustradora e, além das fotos e dicas, faz autoretratos lindos, além de abordar vários assuntos com suas ilustrações, sempre com personagens com peles “imperfeitas”.

Lou Northcote (@lounorthcote)

Além de seu perfil pessoal, Lou é dona do projeto @freethepimple_ (libere a espinha) e posta várias fotinhas de “cara limpa” ou dando dicas de make.

Peter DeVito (@peterdevito) - fotógrafo

O artista Peter DeVito usa sua conta no Instagram pra mostrar os cliques artísticos que produz, mostrando acne, vitiligo e manchas a fim de empoderar pessoas que tem a pele parecida com as de seus modelos.

Karishma Lecraz (@yasitskrishy)

Karishma é indiana e tem dermatite atópica desde os 2 anos e usou o Instagram pra falar sobre a doença. Desde então, vários seguidores se identificaram e passaram a acompanhar o perfil, que também aborda assuntos como maquiagem artística e cultura.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais