> >
Prêmio destaca as melhores práticas de preservação no Noroeste do ES

Prêmio destaca as melhores práticas de preservação no Noroeste do ES

Prêmio Biguá Sustentabilidade, que aconteceu na noite de quinta-feira (21), em Colatina, premiou 14 projetos da área ambiental de municípios do Noroeste do Espírito Santo; veja os ganhadores

Publicado em 21 de outubro de 2022 às 21:12

Ícone - Tempo de Leitura 5min de leitura
2ª Edição de Prêmio Biguá Sustentabilidade, em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo
2ª Edição de Prêmio Biguá Sustentabilidade, em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo. (Daniel Bittencourt)

Mudanças de hábitos, atitudes e comportamentos que podem diminuir os efeitos causados pelo ser humano no meio ambiente. Foram essas iniciativas reconhecidas pelo Prêmio Biguá Sustentabilidade, que aconteceu na noite de quinta-feira (21), em Colatina, e premiou 14 projetos da área ambiental de municípios do Noroeste do Espírito Santo.

A diretora da Rede Gazeta Norte, Maria Helena Vargas, destaca que o prêmio foi criado para divulgar, valorizar e incentivar as boas práticas de preservação ambiental. E já tem mostrado resultados, com o aumento no número de inscrições de projetos neste ano.

Diretora da Rede Gazeta Norte, Maria Helena Vargas
Diretora da Rede Gazeta Norte, Maria Helena Vargas. (Daniel Bittencourt)

“Esse ano, para nossa surpresa, dobramos as inscrições. É uma felicidade diante do período de seca em que estamos vivendo no Estado. Se nós conseguirmos fazer com que essas iniciativas que nós premiamos e damos visibilidade sejam multiplicadas, isso contribuirá para um mundo melhor. Esse é o objetivo do Prêmio Biguá: não só reconhecer quem está fazendo, como tocar outras pessoas para contribuírem com o meio ambiente”, diz a diretora.

Essa foi a 2ª edição da premiação na região, que tem como tema “É Tempo de Plantar Boas Ideias”. O evento reconheceu projetos nas categorias de: Ensino Fundamental e Médio, Sociedade Civil, Poder Público, Empresa e Produtor Rural.

O prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi, afirmou que é muito importante ter a premiação pelo segundo ano no município. “Nós vamos trabalhar para receber o prêmio todo ano em Colatina. E motivando também nosso município e região para termos projetos de sucesso e também em maior quantidade. O importante é que a sustentabilidade esteja sempre presente na nossa região”, afirma o prefeito.

O prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi (o terceiro à esquerda), marcou presença no evento.
O prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi (o terceiro à esquerda), marcou presença no evento. (Daniel Bittencourt)

Colatina tem uma área ambiental equivalente a 30% do território total do município. A maioria são de áreas degradadas, mas que estão em processo de reconstrução e reflorestamento, segundo o engenheiro florestal e subsecretário de Desenvolvimento e Infraestrutura Rural de Colatina, José Carlos Loss Júnior. “É um percentual importante, mas precisa ser melhor trabalhado”, pontua.

Para ele, é impossível o desenvolvimento do setor rural sem pensar na preservação do meio ambiente. “Hoje não podemos mais pensar em aumentar a área de produção agrícola irrigada, que é de 10% da área total e já ultrapassou a capacidade de suporte de água que o município tem para manter a produção rural. Nós temos que partir para aumento de tecnologia, economia de água, agroindustrialização”, explica.

VEJA OS VENCEDORES DE CADA CATEGORIA

CATEGORIA: EMPRESA

auto-upload
auto-upload. (auto-upload)

Na categoria empresa, o ganhador foi o Laboratórios Bagó do Brasil com o projeto “Sustentabilidade, nós apoiamos essa Causa! #SOSPLANETA”. O projeto implementou diversas iniciativas dentro da empresa, como canaletas para captação e reciclagem de água. A organização também adquiriu o sistema de compra de energia privada, com foco na redução da emissão total de carbono.

Prêmio Biguá Colatina 2ª Edição foi realizado nesta quinta-feira (21)
Prêmio Biguá Colatina 2ª Edição foi realizado nesta quinta-feira (21). (Daniel Bittencourt)

Além disso, houve a mudança de hábitos internos dos funcionários para com o intuito de reduzir o consumo de papel, que teve um resultado de 70% na redução, e plásticos, como copos descartáveis.

Aspas de citação

Não é um projeto só, é uma filosofia de vida. Nós precisamos de um mundo melhor, um futuro. Nós vivemos a sustentabilidade no dia a dia com nossos colegas. Nós aproveitamos absolutamente tudo. Nós não fazemos isso pelo reconhecimento, mas é fundamental receber isso. Eu fico feliz porque minha equipe, ao ser reconhecida, compreende a importância da sustentabilidade

Fernando Loaiza
Presidente do Laboratórios Bagó do Brasil
Aspas de citação

CATEGORIA: ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

auto-upload
auto-upload. (auto-upload)

A vendedora da categoria de escolas de ensino fundamental e médio foi a EMEFIT "Adwalter Ribeiro Soares", no bairro Santa Terezinha, em Colatina, com o projeto “Adwalter Buscando a Sustentabilidade”.

Premiação na categoria Ensino Fundamental e Médio
Premiação na categoria Ensino Fundamental e Médio. (Daniel Bittencourt)

A diretora da escola, Gleiciva Romanha, conta que a iniciativa promove o cultivo de hortas e compostagem feitas com a participação dos alunos. Além disso, a instituição ainda tem um sistema de reaproveitamento para coletar toda a água residual do sistema de ar condicionado.

Aspas de citação

Cada dupla de professores se juntou e desenvolveu um projeto de sustentabilidade para os alunos. Foi assim que tudo começou, com hortas, com compostagem. A importância disso é ver que os alunos, que são nossa nova geração, podem aprender e colocar em prática tudo que nós só tínhamos na teoria. É uma conscientização deles em relação ao bom uso da água e da terra

Gleiciva Romanha
Diretora da escola
Aspas de citação

CATEGORIA: PODER PÚBLICO

auto-upload
auto-upload. (auto-upload)

A secretária de Agricultura de Santa Teresa, Edna Totola, ganhou o prêmio na categoria poder público pelo projeto “Barraginhas e Cochinhos na Sub-bacia do Rio Santa Maria do Doce em Santa Teresa”.

Prêmio Biguá Noroeste: premiação na categoria Poder Público
Prêmio Biguá Noroeste: premiação na categoria Poder Público. (Daniel Bittencourt)

As estruturas — conhecidas como barraginhas e cordões de cocho — tem por objetivo diminuir a velocidade de escoamento da enxurrada e facilitar a infiltração da água no solo ou seu escoamento de forma segura, promovendo a conservação de solo e água. Através delas é possível fazer a retenção de águas de chuvas e infiltração no solo, reduzindo o processo erosivo.

Aspas de citação

Nós já estamos tendo resultado. Tem aumentado a vazão das nascentes e a irrigação dos produtores. Eu sou servidora há 37 anos. Servidor público é para servir. Quando a gente vê o reconhecimento de um trabalho tão importante isso nos incentiva a continuar a servir

Edna Totola
Secretária de Agricultura de Santa Teresa
Aspas de citação

O projeto contempla propriedades rurais localizadas na Sub-bacia do Rio Santa Maria do Doce, abrangendo os distritos de Santo Antônio do Canaã, São João de Petrópolis, Alto Santa Maria, Alto Caldeirão e 25 de Julho.

CATEGORIA: PRODUTOR RURAL

auto-upload
auto-upload. (auto-upload)

O produtor rural, Juliberto Stuhr, de 70 anos, ganhou o 1° lugar do prêmio com o projeto “Conservação ambiental de propriedade rural”. Segundo, 50% da área da propriedade rural é de mata preservada. Juliberto tem produção de café e criação de gado, mas o amor pela natureza sempre falou mais alto.

Premiação da categoria Produtor Rural
Premiação da categoria Produtor Rural. (Daniel Bittencourt)

“Eu sou um simples agricultor, mas amo a natureza. Nunca precisei destruir a natureza para cultivar nada. Para mim é um reconhecimento do que eu fiz, um sentimento que eu tenho desde criança”, conta o agricultor.

A filha, Patrícia Stuhr, de 44 anos, ficou emocionada ao ver o trabalho de toda a vida do pai ser reconhecido. Para ela, é uma conquista para o pai e toda a família.

Aspas de citação

É um reconhecimento de tudo que ele fez. Não é um trabalho fácil. A agricultura lida no dia a dia com várias intempéries, o sol, a falta de chuva, para ter uma produção. Conseguir manter isso já é difícil, fazer isso mantendo ainda 50% da área preservada de mata é ainda mais difícil. É um projeto de vida do meu pai

Patrícia Stuhr
Filha do produtor rural
Aspas de citação

CATEGORIA: SOCIEDADE CIVIL

auto-upload
auto-upload. (auto-upload)

Nesta categoria, ganhou o projeto “Sustentabilidade na Pratica”. Mais do que um projeto, é um propósito de vida para Nilton Broseghini, de 68 anos. O foco é recuperação de áreas de nascentes com espécies da Mata Atlântica.

“Eu iniciei esse projeto há mais de 30 anos, com amigos, plantando árvores à beira de estradas, rios e córregos. Mas eu senti a necessidade de fazer mais e com mais voluntários. Nós começamos a reflorestar áreas degradadas e áreas de nascente”, afirma.

Nesta categoria sociedade civil, ganhou o projeto “Sustentabilidade na Pratica”, de Nilton Broseghini, de 68 anos
Nesta categoria sociedade civil, ganhou o projeto “Sustentabilidade na Pratica”, de Nilton Broseghini, de 68 anos. (Daniel Bittencourt)

Ele calcula ter plantado mais de meio milhão de árvores com o projeto de reflorestamento. Emocionado ao ser anunciado o ganhador do 1º lugar, para Nilton o Prêmio Biguá é o maior reconhecimento que ele já teve.

Aspas de citação

Para mim é o maior prêmio que eu já recebi. Só me incentiva a fazer mais. Continuar com a educação ambiental em escolas, com oficinas de produção mudas, plantio de frutíferos à beira das matas, para dar comida aos animais. Esse é o meu projeto de vida

Nilton Broseghini
Ambientalista
Aspas de citação

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais