> >
“Não há longevidade nos negócios sem estratégias sustentáveis”, afirma Giuliana Morrone, jornalista e especialista em ESG

“Não há longevidade nos negócios sem estratégias sustentáveis”, afirma Giuliana Morrone, jornalista e especialista em ESG

Ex-TV Globo, jornalista desembarca em Vitória para lançar nova edição do Prêmio Biguá de Sustentabilidade, nesta terça-feira (15), na Rede Gazeta

Hugo Dadalto

Estagiário - Comunicação Institucional / [email protected]

Publicado em 11 de julho de 2025 às 15:24

Jornalista Giuliana Morrone
Além de autora do livro "Mitos e Verdades Sobre ESG", Giuliana Morrone tem MBA em ESG pela PUC-Rio Crédito: Telmo Ximenes

De onde vem a verdade quando o assunto é sustentabilidade no mundo empresarial? Para Giuliana Morrone, o tema não está apenas no discurso bonito das campanhas publicitárias ou nas metas de ESG em relatórios de impacto. Para tratar disso,a jornalista desembarca em Vitória nesta terça-feira (15) para o lançamento do Prêmio Biguá 2025, iniciativa da Rede Gazeta que ganha abrangência estadual, com objetivo de divulgar, valorizar e incentivar a preservação ambiental, premiando empresas e instituições.

Lançado há 14 anos pela TV Gazeta Sul, o Prêmio Biguá tem, desde 2020, etapas voltadas às iniciativas daquela região, e também Norte e Noroeste capixabas. A partir de agora, iniciativas da Região Metropolitana também ganharão holofotes. Depois, uma etapa estadual vai premiar as melhores ideias ESG de 2025.

Com mais de 30 anos de experiência no jornalismo, Giuliana Morrone mergulhou de cabeça neste universo e descobriu uma tendência que alguns ainda relutam em admitir: cuidar do planeta dá lucro e gera diferencial competitivo. Autora do livro “Mitos e Verdades sobre o ESG”, a jornalista traduz o beabá por trás da sigla que engloba as práticas ambientais, sociais e de governança. 

Quero estimular uma visão de longo prazo. E não há longevidade no mundo de negócios sem estratégias sustentáveis.

Giuliana Morrone

Jornalista e especialista em ESG

Confira a seguir um bate-papo exclusivo com A Gazeta:

Na sua avaliação, quais os principais erros que as empresas cometem ao falar de ESG?

  • São exceções, mas há empresas que usam esse acrônimo como estratégia de marketing. ESG é um olhar de fora para dentro, levando em conta a crise climática, os desafios sociais e a economia. Tudo isso tem que ser visto com a lupa de uma boa governança.

E com relação ao consumidor? Você acredita que a preocupação com os pilares do ESG é um diferencial na hora dele escolher de qual empresa ele vai consumir o produto e/ou serviço?

  • Muitas pesquisas mostram que novas gerações no Brasil dão preferência para produtos sustentáveis. Só desistem da compra, se encontram produtos similares e não sustentáveis, mas com preços mais baixos. O consumidor já tem consciência do valor da sustentabilidade.

E você acredita que a pressão desse público pode mudar o comportamento das grandes empresas?

  • Sim, mas não gosto de jogar a responsabilidade da mudança para o consumidor. Sou entusiasta da economia circular, aquela em que pegamos materiais da natureza, usamos e, quando não queremos mais, devolvemos esses materiais para a natureza que se regenera. Nosso sistema ainda é linear: pegamos materiais no planeta, usamos e jogamos fora. Para mudar esse sistema, não basta a pressão do consumidor. A indústria tem que investir em inovação e em “design”, com a criação de produtos e embalagens sustentáveis. O poder público tem que se fazer presente com regulação e fiscalização.

O termo ‘greenwashing’ está cada vez mais presente. Como o público pode diferenciar um discurso vazio de ações realmente transformadoras?

  • O termo tem essa força atualmente porque estamos nos tempos da transparência. Tudo vem à tona, cedo ou tarde. Um vídeo gravado pelo celular de um consumidor enganado facilmente pode viralizar e acabar com a reputação de uma empresa. Esses novos tempos dão ao consumidor o poder de ter acesso a informações e diferenciar o que é de verdade e o que é fraude.

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Prêmio Biguá Sustentabilidade ESG

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais