Publicado em 24 de outubro de 2020 às 07:00
Neste momento de retorno às atividades presenciais, a Escola Monteiro investe em acolhimento, biossegurança e conscientização. Para garantir o cumprimento dos protocolos de prevenção e controle da Covid-19, e se adaptar ao novo normal, a instituição contou com a consultoria de uma equipe de especialistas na área de infectologia, zelando pelo bem-estar de alunos, professores e funcionários. >
O diretor da instituição, Eduardo Costa Gomes, afirma que esse trabalho conjunto conduziu as alterações físicas e de estrutura na escola. Marcação de lugares, instalação de dispensadores de álcool em gel na entrada e no interior da escola, pias em áreas do pátio, distanciamento entre cadeiras estão entre as medidas adotadas.>
A retomada das atividades presenciais acontece em três fases e de forma gradativa, com horários e agendas diferenciados entre as turmas. A primeira fase tem foco na adaptação aos protocolos, à conscientização, além do acolhimento. >
Trata-se de ter esse olhar afetuoso e acolhedor para nossas crianças e adolescentes. É agir com a humanização que, há mais de 50 anos, é a nossa marca, criando momentos para a troca, para a escuta, em dinâmicas de grupo e individuais, explica Eduardo Gomes.>
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Na segunda fase, o objetivo é a realização do diagnóstico pedagógico, com avaliação do processo de aprendizagem, resgatando as competências e habilidades do que já foi estudado, buscando consolidar o que foi aprendido e reforçando o conteúdo não absorvido pelos alunos.>
A terceira etapa será o pleno funcionamento do projeto da escola com aulas presenciais e remotas, tendo momentos de integração entre os dois grupos. A dinâmica varia de acordo com o segmento, porém o mais importante para nós é conduzir o retorno com foco na formação humanizada e no respeito aos diferentes posicionamentos das famílias, oferecendo qualidade de ensino e acolhimento para todos, reforça.>
Ainda que as atividades presenciais tenham sido retomadas, a escola segue oferecendo o modelo exclusivamente remoto para as famílias que optarem por permanecer com os estudantes em casa. >
A psicoterapeuta e mãe de aluno, Janine Bastos, ressalta que o diálogo foi fundamental no período de atividades remotas. >
Janine Bastos
PsicoterapeutaOutro exemplo de interação entre escola e família é o Programa Bem-Estar, já desenvolvido antes da pandemia, mas que ganhou força neste período de isolamento. Um das atividades que gerou impacto positivo na vida dos alunos é o projeto com foco na alimentação saudável, desenvolvido junto às turmas do 1º ano do ensino fundamental. Os estudantes receberam uma tabela de acompanhamento para estimular bons hábitos alimentares e evitar o consumo de alimentos inadequados no período do confinamento.>
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