> >
Mais de 1,2 mil presos protestam por falta de alimentos na Venezuela

Mais de 1,2 mil presos protestam por falta de alimentos na Venezuela

Internos de centro penitenciária da região capital Rodeo III, estariam bebendo "água com sabor de feijão" e enviaram fotos e vídeos para provar as condições na qual estão expostos

Publicado em 12 de dezembro de 2019 às 15:54

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
A Venezuela passa por intensas crises política, econômica e humanitária. (Pixabay)

A organização não governamental (ONG) Observatório Venezuelano de Prisões (OVP) denunciou nesta quinta-feira (12) que mais de 1,2 mil detidos no centro penitenciário da região capital Rodeo III, a leste de Caracas, na Venezuela, iniciaram protesto devido à falta de alimentos.

Os presos estão "há dias bebendo água com sabor de feijão" e enviaram "vídeos e fotografias para provar" que tipo de alimento recebem e "as condições em que se encontram", informou a ONG em mensagem no Twitter.

"A má alimentação que os presos de Rodeo III recebem causou uma considerável perda de peso e deixou muitos subnutridos", acrescentou.

O OVP denunciou ainda que um grupo de presos decidiu reclamar o direito à alimentação e foi agredido por funcionários do Grupo de Resposta Imediata e Custódia (GRIC), do Ministério do Serviço Penitenciário venezuelano.

"Alguns detidos foram feridos com balas de borracha, mas mesmo assim decidiram não ficar calados e durante a noite começaram uma greve de fome de protesto", afirmou a ONG.

O observatório acrescentou que as tentativas dos presos de falar com a direção da prisão ficaram sem resposta.

Em um dos vídeos divulgados, um detido, com o corpo coberto por temer represálias, disse que a direção da prisão não quer que a situação seja mostrada. "Estão nos matando de fome", alertou.

Os presos exigem das autoridades penitenciárias que autorizem familiares a levar alimentos, garantam cuidados médicos e resolvam a situação de alguns detidos que "já cumpriram a sentença, mas continuam na prisão", de acordo com o OVP.

Este vídeo pode te interessar

Com informações de Agência Brasil

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais