> >
Coreia do Norte anuncia retomada de diálogo de reaproximação com Sul

Coreia do Norte anuncia retomada de diálogo de reaproximação com Sul

Regime de Kim Jong-un indica abertura de canal de comunicação com sul-coreanos

Publicado em 3 de janeiro de 2018 às 12:02

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
(Pixabay)

A Coreia do Norte anunciou que restabelecerá o canal direto de comunicação intercoreano nesta quarta-feira, após dois anos de suspensão dessa via de diálogo. O anúncio foi feito um dia depois de a Coreia do Sul propor manter conversas de alto nível com Pyongyang na próxima terça-feira na cidade de Panmunjom — cidade na fronteira onde se firmou o acordo de cessar-fogo entre as duas Coreias no fim da guerra (1950-1953).

Além disso, o líder norte-coreano Kim Jong-un saudou o apoio de seu vizinho do Sul à sua oferta de paz feita durante um pronunciamento de Ano Novo, indicou um alto dirigente norte-coreano. Em seu discurso no primeiro dia de 2018, Kim alertou que tinha o "botão nuclear" às suas ordens, mas adotou um tom conciliatório com Seul.

O líder da Coreia do Norte celebrou a atitude do presidente sul-coreano Moon Jae-In depois que ele apoiou sua proposta para melhorar as relações intercoreanas e sua sugestão de que a Coreia do Norte poderia participar nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, informou Ri Son-Gwon, o chefe do Comitê Norte-coreano para a reunificação da Coreia, falando à tv estatal norte-coreana.

"De acordo com uma decisão da liderança, vamos estabelecer um contato próximo à Coreia do Norte, de forma sincera e fiel", disse Ri Son-Gwon, citado pela agência sul-coreana Yonhap.

Este vídeo pode te interessar

O objetivo do encontro na próxima terça-feira é, além da participação da Coreia do Norte no evento esportivo, abordar "outros assuntos de interesse mútuo para melhorar as relações coreanas", explicou o ministro sul-coreano da Unificação, Cho Myoung-gyong.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais