> >
Chefe de inspeção nuclear da ONU renuncia ao cargo

Chefe de inspeção nuclear da ONU renuncia ao cargo

Tero Varjoranta pediu para sair do cargo alguns dias após retirada dos EUA de acordo nuclear com o Irã

Publicado em 12 de maio de 2018 às 11:36

Organização das Nações Unidas Crédito: Divulgação

O chefe de inspeção nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU), Tero Varjoranta, renunciou ao cargo neste sábado, justamente quando o trabalho do departamento no Irã volta aos holofotes após a saída dos Estados Unidos do acordo nuclear com o país.

A Agência Internacional de Energia Atômica não detalhou os motivos da súbita renúncia de Varjoranta e disse ainda que não comenta sobre assuntos pessoais confidenciais. Varjoranta esteve quase cinco anos no cargo e será substituído temporariamente por Massimo Aparo, um engenheiro nuclear italiano que recentemente se tornou o principal inspetor da Agência no Irã.

A renúncia de Varjoranta acontece apenas alguns dias depois do anúncio feito pelo presidente americano Donald Trump de deixar o pacto nuclear firmado com o Irã em 2015 com o objetivo de suspender o programa de armas atômicas de Teerã. A agência nuclear, com sede em Viena, afirmou que não há indícios de que o Irã tenha violado o acordo.

Ao anunciar a quebra do acordo, na última terça-feira, o presidente americano criticou o compromisso firmado por Barack Obama e afirmou que retomaria as sanções impostas ao país.

"Eu anuncio hoje que os Estados Unidos estão abandonando o acordo nuclear com o Irã", disse Trump no início da semana. "Depois dessas consultas, fica claro para mim que não podemos impedir que o Irã obtenha uma bomba nuclear com a deteriorada e podre estrutura do atual acordo".

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais