Sair
Assine
Entrar

  • Início
  • Mundo
  • Carla Zambelli é presa na Itália: o que se sabe até agora
Mundo

Carla Zambelli é presa na Itália: o que se sabe até agora

Deputada licenciada estava na lista da Interpol após ser condenada por invadir sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com auxílio de hacker

Publicado em 29 de Julho de 2025 às 17:32

BBC News Brasil

Publicado em 

29 jul 2025 às 17:32
Imagem BBC Brasil
Zambelli anunciou saída do Brasil e disse que se sentia protegida por sua cidadania italiana Crédito: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
A deputada federal licenciada Carla Zambelli foi presa nesta terça-feira (29/7), na Itália, pela polícia italiana. A informação foi confirmada à BBC News Brasil por uma fonte da Polícia Federal.
Condenada a 10 anos de prisão e à perda de mandato por invadir sistemas de mandados judiciais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Zambelli havia ido para Itália sob o argumento de poderia ser protegida por ter cidadania italiana.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou no início de junho a prisão preventiva de Zambelli, após ela anunciar a saída do Brasil, atendendo a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Dias depois, Moraes pediu que o Ministério da Justiça formalizasse o pedido de extradição e determinou que a deputada começasse a cumprir a pena de prisão de forma definitiva. O ministro também pediu a inclusão do nome de Zambelli na lista de difusão vermelha da Interpol
A parlamentar havia pedido licença do cargo por 127 dias para tratar de "interesse particular", incluindo sete dias para tratamento de saúde, algo previsto no regimento da Câmara.
Na época, ela criticou as decisões do ministro, acusando Moraes de "rasgar o devido processo legal, ignorar a imunidade parlamentar e violentar a democracia".
Moraes também suspendeu o passaporte de Zambelli e determinou o bloqueio de bens e valores, incluindo verbas de seu gabinete como deputada federal.
Esta reportagem está em atualização

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Risco de AVC cresce no frio: veja 5 dicas para se proteger
Imagem de destaque
Até guerra influencia queda da Ufes em ranking internacional de universidades
Imagem de destaque
9 receitas de caldos para festa junina fáceis de fazer

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados