Publicado em 19 de julho de 2024 às 07:59
SÃO PAULO - As principais companhias aéreas dos EUA interromperam voos nesta sexta-feira (19), citando problemas de comunicação, enquanto outras transportadoras, empresas de mídia, bancos e firmas de telecomunicações ao redor do mundo também relataram falhas de sistema que interromperam suas operações.>
American Airlines, Delta Airlines, United Airlines e Allegiant Air suspenderam voos menos de uma hora depois que a Microsoft anunciou ter resolvido uma falha em seus serviços de nuvem que impactou várias companhias aéreas de baixo custo.>
Não ficou imediatamente claro se a decisão de manter os voos em solo estava relacionada a uma falha anterior na nuvem da Microsoft.>
O maior operador ferroviário do Reino Unido anunciou que foi afetado por problemas informáticos "de grande escala", que podem causar cancelamentos de última hora.>
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"Estamos enfrentando problemas informáticos de grande escala em toda a nossa rede", escreveram as quatro companhias ferroviárias do grupo Govia Thameslink Railway na rede social X.>
O aeroporto internacional de Berlim suspendeu seus voos devido a um "problema técnico", indicou uma porta-voz do aeródromo alemão à AFP.>
"Há atrasos no check-in e os voos tiveram que ser cancelados até as 10h (8h GMT)", declarou a porta-voz, que acrescentou que por enquanto não podia precisar quando o tráfego seria retomado.>
Na Austrália, empresas de mídia, bancos e telecomunicações sofreram interrupções, que o governo disse parecer estar ligada a um problema na empresa global de cibersegurança Crowdstrike.>
A companhia aérea holandesa KLM anunciou que suspendeu a maior parte de suas operações devido à falha informática global.>
"KLM, assim como outras companhias aéreas e aeroportos, também foi afetada pela falha informática global, tornando impossível gerenciar os voos", indicou a empresa em um comunicado, no qual acrescentou que se vê "obrigada a suspender a maior parte das operações".>
Na Suíça, o aeroporto de Zurique, o maior do país, também suspendeu os pousos.>
O site colaborativo Downdetector mostrou interrupções em vários bancos e empresas de telecomunicações.>
A Crowdstrike divulgou uma mensagem gravada por telefone, quando a Reuters entrou em contato com seu suporte técnico, dizendo que estava ciente de relatos de falhas no sistema operacional Windows da Microsoft relacionadas ao seu sensor Falcon, sem mencionar a Austrália.>
O apagão cibernético também afetou hospitais nos Países Baixos e a Bolsa de Valores de Londres.>
A programação do canal britânico Sky News foi interrompida. Na Austrália, o canal nacional ABC anunciou que seus sistemas foram afetados por uma falha "grave".>
A empresa australiana de telecomunicações Telstra indicou que os cortes foram provocados por "problemas globais" que afetaram o software fornecido pela Microsoft e pela empresa de segurança cibernética CrowdStrike.>
Não havia informações que sugerissem que a interrupção fosse um incidente de segurança cibernética, disse o escritório da Coordenadora Nacional de Segurança Cibernética da Austrália, Michelle McGuinness, em uma postagem no X.>
As interrupções se espalharam amplamente, com a Espanha relatando um "incidente de computador" em todos os seus aeroportos, enquanto a Ryanair, a maior companhia aérea da Europa em número de passageiros, alertou os passageiros sobre possíveis interrupções que, segundo ela, afetariam "todas as companhias aéreas operando na rede", embora não especificasse a natureza das interrupções.>
O provedor de serviços em nuvem AWS disse em um comunicado que estava "investigando relatos de problemas de conectividade com instâncias Windows EC2 e Workspaces dentro da AWS.">
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