Publicado em 4 de novembro de 2022 às 11:20
Que o mercado é dos utilitários, isso ninguém pode negar, e o início das vendas do novo Honda HR-V no Espírito Santo é prova disso. O modelo, que começou a ser comercializado no final de outubro em todo o país, está com uma alta demanda no Estado, sendo que em oito minutos após o início das vendas, todo o lote exclusivo para esse dia foi esgotado, segundo conta o diretor de Divisão de Veículos Honda Shori/Grupo Pianna, Giovanni Lamborghini. >
“Esperávamos que o modelo repaginado fosse um sucesso, mas confesso que surpreendeu tanto a sua aceitação quanto a sua procura. Alguns números impressionam, como por exemplo a pré-venda, quando a Honda disponibilizou um lote exclusivo para o dia do lançamento, e aqui, em nossa concessionária, a cota destinada foi preenchida em apenas oito minutos e, no Brasil, em menos de meia hora”, diz.>
A procura continua grande e, segundo Lamborghini, o registro de novos pedidos foi suspenso este mês e voltará a partir do início de dezembro. Isso por conta ainda da crise de componentes eletrônicos, que continua limitando a indústria automotiva. A espera média para a chegada do novo modelo tem sido de 90 dias, podendo chegar a 180 dias, dependendo da versão e cor.>
“A falta de microchips tem limitado toda indústria que necessita desse componente em sua linha fabril. Em virtude desse fato, aliado ao grande volume de registros de pedidos, suspendemos o registro de novos pedidos até que tenhamos essa situação mais controlada. Mas, a partir do início de dezembro, retomaremos o registro dos pedidos para manter um prazo médio de entrega em torno de 90 dias, a depender da versão e cor. Mas pode chegar até 180 dias, exatamente nas cores e versões mais solicitadas”, adianta.>
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O novo Honda HR-V possui quatro versões. O HR-V EX Honda Sensing e o EXL Honda Sensing vêm com o motor quatro-cilindros em linha aspirado, todo de alumínio, de 1.5 litro 16V DI DOHC i-VTEC. Dotado de injeção direta de combustível, este motor 1.5 DI i-VTEC tem potência máxima de 126 cavalos a 6.200 rpm, com etanol ou gasolina. O torque máximo é de 15,8 kgfm a 4.600 rpm (etanol) e 15,5 kgfm a 4.600 rpm (gasolina). De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o consumo na cidade é de 8,8 km/l quando abastecido com etanol e 12,7 km/l a gasolina) e, na estrada, de 9,8 km/l a etanol e 13,9 km/l abastecido com gasolina. >
Já as versões Advance e Touring trazem o novo motor quatro cilindros em linha 1.5 DI VTEC TURBO Flex. Ele apresenta potência máxima de 177 cavalos a 6.000 rpm, tanto com etanol quanto com gasolina, e o torque máximo de 24,5 kgfm de 1.700 a 4.500 rpm (etanol ou gasolina). De acordo com o PBE, o consumo na cidade é de 7,9 km/l no etanol e 11,3 km/l a gasolina e, na estrada, de 8,8 km/l no etanol e 12,6 km/l a gasolina.>
Segundo o diretor de Divisão de Veículos Honda Shori/Grupo Pianna, duas dessas versões são as mais pedidas: a EXL e a Advance. “Tivemos, primeiramente, grande volume de proprietários do HR-V buscando a troca para o novo HR-V, porém, clientes de outros modelos também foram fortemente impactados com a nova geração. Por se tratar de um SUV compacto, ele atrai um número considerável de mulheres, mas também é muito procurado por famílias que precisam de apenas um veículo em sua residência, ou até mesmo de quem precisa de um veículo com versatilidade e espaço interno”, observa.>
Todas as versões possuem câmbio CVT, de relação continuamente variável, com simulação de sete marchas por meio dos paddle shifts no volante (equipamento exclusivo das versões EXL Honda Sensing, Advance e Touring).>
O sistema Step shift está disponível para todas as versões e é voltado para a condução esportiva ou condições nas quais é exigida a performance máxima do motor. O EDDB, também disponível em todas as versões do novo HR-V, atua em desacelerações, melhorando os níveis de consumo.>
Com uma repaginada no visual, o novo Honda HR-V ganhou uma nova dianteira, com grade composta por múltiplos elementos, conferindo um caráter mais esportivo e robusto. As versões EX Honda Sesing e EXL Honda Sensing têm grade com filetes horizontais. >
Outro elemento de diferenciação está nos faróis full LED (de série em todas as versões): no HR-V Touring possui acabamento cromado na moldura interna do bloco do facho alto, enquanto nas versões EX Honda Sensing, EXL Honda Sensing e Advance, a moldura é preta.>
Na traseira, todas as versões têm lanternas fumê com LED nas luzes de posição e freio. Elas são unidas por uma barra horizontal de LED que também cumpre a função de luz de posição e, na Touring, tem acabamento fumê. >
Três rodas diferentes (sempre em alumínio e aro 17) equipam o Honda HR-V. As versões EX Honda Sensing e Touring têm, cada qual, rodas exclusivas, enquanto a EXL Honda Sensing e a Advance compartilham o terceiro modelo.>
A visibilidade foi aprimorada, com a elevação do ponto de visão do motorista em 10 mm, na comparação com a geração anterior, e do novo capô, com um desenho mais plano.>
Por dentro, o modelo possui painel de instrumentos e tela multimídia de 8 polegadas. Os bancos possuem tecnologia antifadiga. O espaço longitudinal para as pernas dos ocupantes do banco traseiro cresceu 35 mm. Adicionalmente, o encosto ganhou dois graus adicionais de reclinação. O modelo tem ainda um sistema de modularidade dos bancos, que permite a acomodação de objetos das mais amplas dimensões e volumes.>
O sistema de ar-condicionado digital traz um novo tipo de difusores, que permitem escolher entre o fluxo normal de ar e um fluxo disperso. Em dias frios, a seleção de aeração mais difusa também atua como uma espécie de isolante térmico. Outra novidade é a presença de um difusor duplo no console central do banco traseiro.>
O porta-malas da versão Touring possui abertura sem mãos, bastando posicionar o pé abaixo do veículo. Além disso, a função Walk Away Close permite retirar um objeto do porta-malas, que se fecha automaticamente após o motorista se afastar.>
Quanto à oferta de cores, o Honda HR-V possui oito opções: a sólida Branco Tafetá; as metálicas Cinza Basalto, Azul Cósmico e Prata Platinum; e as perolizadas Branco Topázio, Cinza Grafeno (novas no HR-V), Preto Cristal e Vermelho Mercúrio.>
A cor padrão do revestimento interno é preta, com tecido na EX Honda Sensing e couro na EXL Honda Sensing. As versões Advance e Touring com carroceria nas cores Branco Topázio, Cinza Basalto, Azul Cósmico e Cinza Grafeno têm revestimento de couro cinza claro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.>
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