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Leapmotor ainda nem estreou no país, mas já tem dois lançamentos para este ano

Leapmotor ainda nem estreou no país, mas já tem dois lançamentos para este ano

Stellantis confirmou que a estreia de sua marca chinesa de carros elétricos será em 2025 com os modelos C10 e B10

Publicado em 23 de abril de 2025 às 16:04

 - Atualizado há 10 dias

Leapmotor B10
O SUV médio Lepmotor B10 é o segundo modelo da marca chinesa a ser anunciado para o Brasil Crédito: Leapmotor/Divulgação

HANGZHOU, CHINA - A Stellantis confirmou nesta terça-feira (22) que a Leapmotor, sua marca chinesa de carros elétricos, fará sua estreia no mercado brasileiro no segundo semestre de 2025 com dois modelos: o C10, já anunciado anteriormente, e o B10. A empresa não detalhou preços, versões ou especificações técnicas dos modelos, que chegarão ao país importados da China.

Dona das marcas Fiat e Citroën, a Stellantis comprou 20% da Leapmotor por 1,5 bilhão de euros em 2023. A ideia é que a startup chinesa centralize a estratégia de eletrificação do grupo, que por muito anos resistiu à tendência.

"Entendemos que estamos entrando no momento certo [no mercado de veículos elétricos], com uma gama de produtos 100% adaptada ao que o cliente brasileiro está procurando", diz Fernando Varela, vice-presidente da Leapmotor para a América do Sul. Segundo ele, até pouco atrás havia muitas incertezas sobre o potencial do segmento de elétricos no país, mas esse cenário agora é de "certeza absoluta."

Segundo a Stellantis, os carros eletrificados já representam 7,4% das vendas no país - aproximadamente 185 mil unidades de um total de 2,5 milhões de veículos comercializados em 2024. A projeção do grupo é que essa participação dobre já em 2025, alcançando 14%. Para 2029, a expectativa é que veículos híbridos e elétricos representem 53% do mercado brasileiro, superando os modelos a combustão.

O grupo cita o programa Mover, lançado pelo governo federal para incentivar a descarbonização da frota, como um dos vetores da expansão acelerada nos próximos cinco anos.

Leapmotor B10
Na China, a versão 100% elétrica do modelo tem motor de 218 cv e bateria de 69,9 kWh, com autonomia de 424 km Crédito: Leapmotor/Divulgação

Por virem da China, os modelos chegarão sujeitos à alíquota de importação, que está sendo retomada de forma escalonada nos últimos anos e vai alcançar 35% em 2026. "Esse movimento dos impostos vai criar uma reconfiguração do mercado, principalmente entre as marcas chinesas. Nós, como grupo, tínhamos isso presente e vamos avaliar como o mercado vai evoluindo nesse sentido", afirma o executivo.

Dois SUVs

O C10 é um SUV de porte médio, com 4,73 metros de comprimento, 1,90 metro de largura e 1,68 metro de altura. Na China, a versão 100% elétrica do modelo tem motor de 218 cv e bateria de 69,9 kWh, com autonomia de 424 km, segundo a fabricante. A marca também oferece uma versão Reev, equipada com motor a combustão que atua apenas para gerar eletricidade, aumentando a autonomia total para 974 km - sendo 145 km puramente elétricos.

A Leapmotor ainda não confirmou se trará ao Brasil apenas a versão elétrica, a Reev ou ambas. O C10 deve disputar mercado com modelos como BYD Song Plus e Haval H6.

Já o B10 é um SUV compacto, de perfil urbano, com 4,51 metros de comprimento. Concorrente direto de modelos como BYD Yuan Plus e Kia EV3, o B10 tem versões com bateria de 56,2 kWh (autonomia de 380 km) e 67,1 kWh (autonomia de 460 km), sempre com motor de 218 cv.

Leapmotor C10
O Leapmotor C10 foi anunciado anteriormente pela empresa para chegar ao Brasil Crédito: Leapmotor/Divulgação

Os dados de autonomia e potência são referentes às versões comercializadas na China e podem sofrer alterações conforme a configuração dos modelos destinados ao mercado brasileiro.

A chegada da Leapmotor reforça o movimento das montadoras chinesas sobre o mercado nacional. Além da BYD, que constrói uma fábrica em Camaçari (BA), a GWM anunciou que começará a produzir modelos híbrido-flex em Iracemápolis (SP) a partir de 2026. Diante desse cenário, a produção local também está no radar da Stellantis. "Estamos sempre avaliando oportunidades, e essa será uma delas", afirmou Varela.

Fundada em 2015, a Leapmotor passa por um crescimento acelerado. A expectativa é dobrar as vendas em 2025, alcançando 600 mil veículos. Hoje, a empresa opera com duas fábricas na China e prevê inaugurar uma terceira em Hangzhou, em 2026. A capacidade atual de produção é de 40 veículos por hora.

No Brasil, a ofensiva chinesa deve levar a uma nova configuração do mercado nos próximos anos. A Leapmotor é uma aposta da Stellantis para disputar esse espaço, com foco inicial em produtos importados, mas sem descartar a nacionalização.

O repórter viajou a convite da Stellantis

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