> >
Projeto audiovisual capacita e valoriza cultura nas comunidades

Projeto audiovisual capacita e valoriza cultura nas comunidades

O Lab.Doc, do Crias Lab está em sua terceira edição, propondo uma imersão no audiovisual visando como produto um documentário

Publicado em 9 de outubro de 2023 às 09:52

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura
Arthur Moschen
[email protected]

O laboratório de imersão em audiovisual do Crias Lab está de volta, em sua terceira edição, trazendo oportunidades para os jovens de 18 a 29 anos das comunidades periféricas da Região Metropolitana de Vitória. Com o foco em capacitar e valorizar a cultura local, os participantes produzirão um documentário que mergulha nas atividades profissionais da economia criativa no Estado e expressões culturais capixabas. O projeto possui parceria com o Fonte Hub e no último dia 2, os alunos e professores da primeira turma participaram de uma aula inaugural no auditório da Rede Gazeta.

O projeto tem como objetivo principal capacitar jovens para a produção de documentários, com isso, o programa é dividido em três turmas, uma para cada semana ao longo do mês de outubro, e aborda tanto a parte teórica quanto prática do audiovisual, desde a criação do roteiro até a produção final. A primeira turma terá a missão de criar um documentário com base no tema "Moda Capixaba", documentando o trabalho de três empreendedores criativos do setor da moda no Espírito Santo. Já a segunda turma produzirá sobre o tema “MC Identidades Femininas”, onde irão contar as histórias de duas identidades femininas que atuam no RAP capixaba. E por fim, a terceira turma irá trazer luz à Cia Negraô, uma companhia que tem o objetivo de resgatar, difundir e preservar a cultura negra capixaba, brasileira e universal por meio da dança.

Primeira turma da 3ª edição do Lab Doca, do Crias Lab. (Arthur Moschen)
professor Felipe Dallorto, dando aula de roteiro no Lab Doc do Crias Lab
Felipe Dallorto, professor de roteiro para documentário no Lab Doc, do Crias Lab. (Arthur Moschen)

Felipe Dallorto, professor de roteiro do Lab.Doc, expressou a importância do programa: "É sempre um desafio. São 15 pessoas em cada turma, com histórias muito diferentes. A gente não se conhece e é um processo muito rápido. Então, acho que o objetivo é tentar estimulá-los a se conectarem e entender de que forma eles podem se juntar para contar a história de alguém", explicou.

Ensino democrático do audiovisual

O Crias Lab é uma plataforma que proporciona a jovens talentos a oportunidade de explorar e desenvolver habilidades no campo do audiovisual criando uma atmosfera de aprendizado colaborativo, onde os participantes compartilham suas perspectivas e contribuem para a criação de conteúdo único e autêntico.

Daniely de Abreu, uma das participantes desta edição, destacou que o Crias Lab tem relevância na sua jornada de autodescoberta e crescimento pessoal. "Como eu sou do ramo de comunicação, achei uma oportunidade incrível de crescer mais como pessoa, desenvolver uma área que talvez eu tenha dom e não sei."

Essa edição também conta com veteranos no projeto, como é o caso da Thamyres Valadares, que fez o Lab Clipe e agora vai participar de uma turma do Lab Doc. Thamyres ainda foi convidada pela coordenadora-geral, Zanete Dadalto, a fazer cobertura fotográfica da primeira turma da edição. A participante contou como o programa impactou sua carreira. "Participei do Lab Clipe com a gravação da Beth Mc, foi incrível a imersão que tivemos, todos se entrosando na mesma ideia. Uma experiência maravilhosa que mudou minha carreira, e agora as pessoas me procuram para fazer roteiros, vídeos e filmagens. Estou caminhando para trabalhar no cinema, algo que nunca imaginei", relembrou com empolgação.

Zanete Dadalto, coordenadora-geral do Lab.Doc, ressaltou a importância do programa na produção de notícias e na valorização das histórias das comunidades periféricas. "Você tem nas periferias,  há muito tempo, um deserto de notícias. Então, esse tipo de oficina é legal por isso, para que você tenha esse olhar, a produção de notícias desses locais, desses territórios, e, ao mesmo tempo, a produção de outras histórias", explicou.

O produtor do evento, Sullivan Silva, também compartilhou a visão do Crias Lab e a conexão com a campanha de 95 anos da Rede Gazeta, o Somos Capixabas. "A gente pensou em fazer uma série documental, um CRIAS, em que a gente possa falar sobre a economia criativa do Espírito Santo, pessoas que estão empreendendo nesse ramo, que merecem ser conhecidas no Espírito Santo e também no país", contou.

Parceria Crias Lab e Fonte Hub

Silva destacou ainda que a parceria com o Fonte Hub tem dado certo, o local sedia as oficinas do programa a respeito de técnicas e práticas de audiovisual, desde roteiro, direção, produção e filmagem. “Quando a gente levou a proposta para Rede Gazeta de fazer o Crias dentro do Fonte, era para ter contato com esse ambiente de produção audiovisual e de comunicação digital e de comunicação em geral. Isso deu um certo estímulo para as pessoas participarem e pensarem em novos futuros”, comenta Sullivan.

Para saber mais sobre o Crias Lab, acesse: www.criaslab.com

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais