Redes Sociais

Festa da Penha cresce na internet, segundo pesquisa feita pela Setur e Ufes

Estudo mostra que o evento mobilizou ainda mais devotos, influenciadores, comunidades e meios de comunicação nas redes sociais

Publicado em 26 de junho de 2025 às 16:43

Festa da Penha 2025: Romaria das Mulheres reúne multidão de fiéis
Em 2025, a Romaria das Mulheres reuniu multidões de fiéis Crédito: Vitor Jubini

A Secretaria do Turismo (Setur), por meio do Observatório do Turismo, e em parceria com o Laboratório de Internet e Ciência de Dados da Universidade Federal do Espírito Santo (Labic/Ufes), apresentou um estudo inédito sobre a repercussão digital da Festa da Penha, a terceira maior do Brasil manifestação religiosa do Brasil. A pesquisa, realizada entre abril e maio de 2025, revela como o evento mobilizou devotos, influenciadores, comunidades e meios de comunicação nas redes sociais.

O estudo concluiu que houve um aumento em 2025 nas interações das publicações, em relação a 2024. Houve 2.382 postagens sobre a Festa da Penha em 2025, totalizando 2.822.459 interações. Em 2024, foram 5.020 publicações e 5.882.000 interações. Isso significa que cada postagem em 2024 gerou cerca de 1.172 interações e, em 2025, 1.185 interações, resultando em um leve aumento. Já no YouTube, o número de publicações cresceu 26%, enquanto o Instagram continuou sendo a principal plataforma (43,9% das publicações).

Apesar da redução das publicações, a pesquisa ressalta que isso ocorreu devido a uma mudança no sistema de coleta da empresa proprietária do Instagram e do Facebook, que passou a permitir o acesso apenas às postagens públicas de perfis influentes (verificados e com mais de 25 mil seguidores).

O objetivo principal do estudo foi identificar as hashtags, atores e conteúdos mais influentes no Facebook, Instagram e YouTube, explorando os temas predominantes e o alcance das mensagens associadas ao Espírito Santo. De acordo com Fábio Malini, coordenador do Labic/Ufes, o levantamento revelou que temas, como devoção, fé, romarias e valorização do patrimônio histórico dominaram as conversas.

Ao identificar padrões narrativos e sentimentos, traduzimos milhões de interações digitais em conhecimento estratégico para o turismo capixaba

Missa de abertura da Festa da Pnha 2025, no campinho do Convento da Penha
Missa de abertura da Festa da Pnha 2025, no campinho do Convento da Penha Crédito: Fernando Madeira

A análise da repercussão digital da Festa da Penha integra um conjunto de estudos produzidos pelo Observatório do Turismo. Também já foram analisados eventos como a Feira dos Municípios, o Festival de Inverno de Domingos Martins, o Festival de Itaúnas, o Carnaval, o Réveillon, entre outros.

Roberta Vaccari, coordenadora técnica do projeto Conecta Turismo, explicou que, com base nos dados, além de medir a presença do Estado nas mídias sociais, também é possível entender o tom das interações. As descobertas detalhadas permitem a criação de estratégias para impulsionar as oportunidades e os desafios futuros para a promoção do Espírito Santo como protagonista.

Além disso, a presença de influenciadores digitais, veículos de mídia e lideranças religiosas e políticas ajudou a ampliar o alcance da festa, demonstrando o potencial das redes sociais para promover manifestações culturais e turísticas com ainda mais força e visibilidade.

O resultado completo da análise digital da Festa da Penha 2025 e dos demais eventos está disponível no site oficial do Observatório do Turismo do Espírito Santo.

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