• Karla Furlan

    No mundo fashion há 20 anos,Karla furlan é formada em moda,especialista em consultoria de estilo pessoal e apaixonada por ajudar pessoas a se sentirem lindas e seguras através de uma moda descomplicada e divertida.

Como montar um armário funcional e fácil de achar suas roupas

Publicado em 23/09/2022 às 10h33
Guarda-roupas bagunçado dificulta a achar o look certo para sair

Guarda-roupas bagunçado dificulta a achar o look certo para sair. Crédito: Shutterstock

Já pode pegar um caderninho ou sair dando print nessa tela porque o conteúdo de hoje pode mudar sua vida, hein! Se tem uma coisa que está completamente fora de moda, é um armário abarrotado de roupas e compras compulsivas.

Na maioria das vezes, pessoas que tem um armário assim se irritam na hora de se vestir. Afinal, sempre acham que não tem roupa suficiente, acabam comprando peças novas na intenção de resolver o problema, mas nunca conseguem sentir prazer na hora de se vestir e se frustram com a sensação de nunca conseguir se entender com aquele monte de roupa pendurada.

A tendência mais bacana que você pode aderir, é fazer as pazes com seu guarda-roupa. E eu não estou falando só de organização não, estou falando de construir um armário completo . Que seja fácil de manusear, que seja pratico e cheio de inspirações pro seu dia a dia mega corrido.

COMO É UM ARMÁRIO FUNCIONAL?

Como o próprio nome já diz, esse armário "FUNCIONA" tanto para o corpo quanto para o seu estilo pessoal e até mesmo bolso.  As peças desse armário se completam e se conectam. Facilitando a sua vida em questão de tempo e de facilidade na hora de montar sua produção pra sair.

Então vamos lá. Por onde começar a organizar esse armário? Será mesmo que tem jeito de organizar essa bagunça toda? Tem, e eu vim colocar tudo em ordem pra você já começar a praticar.

O guarda-roupas funcional facilita a você encontrar as peças e a reutilizá-las, tornando a moda sustentável

O guarda-roupas funcional facilita a você encontrar as peças e a reutilizá-las, tornando a moda sustentável. Crédito: Shutterstock

MONTANDO SEU ARMÁRIO

Antes de tudo , lembre-se que é um processo. Não é de um dia pro outro que a gente vai colocar tudo em ordem. Mas começar, é tudo que você precisa agora.

1 - TIRE TUDO DO ARMÁRIO E FAÇA UMA TRIAGEM

É hora de desapegar real. Olhe com carinho pra cada peça e analise por quanto tempo ela está ali e porque está. Será um apego emocional ? Ela ainda veste a sua numeração ? Será que a tendência dela já não passou? Você gosta dessa peça ?

Na maioria das vezes, abarrotamos o armário de peças que nem usamos mais. Elas estão ali só ocupando espaço. Pois bem, separe tudo que você realmente usa, das peças que não tem sentido mais algum na sua vida. Isso vai te trazer um alívio que você nem imagina.

Para organizar o guarda-roupas, primeiro você deve retirar as peças que não usa mais

Para organizar o guarda-roupas, primeiro você deve retirar as peças que não usa mais. Crédito: Shutterstock

2 - FAÇA UMA ANÁLISE CONTÁBIL DAS SUAS PEÇAS

Agora que você deixou o que realmente usa e gosta, é hora de saber o que realmente você tem e o que precisa ter. Em todo armário funcional, as peças giram de forma muito natural. Todas as peças são usadas de maneiras diferentes em vários tipos de produção. Pra isso você precisa ter a quantidade certa de modelagens e cores .

  • Anote quantas blusas você tem e quais cores. Observe se você tem blusas lisas, neutras e coloridas.
  • Faça isso com todas as outras peças: calças, shorts, saias...
  • Se você tem um armário muito estampado, ou com peças cheias de informações, vai ser difícil montar uma diversidade de looks. Então observe como está o equilíbrio entre peças lisas e estampada, além de diferentes modelagens. Exemplo: veja se não tem blusas demais e calças (ou saias) de menos

Analise se você tem peças-chave. Elas são importantes para se montar vários looks. Veja alguns exemplos abaixo:

  • 3ª peça ( Blazer , coletes , quimonos )
  • Acessórios: cintos (neutro, dourado e colorido)
  • Calças de alfaiataria
  • Jeans tradicional e também destroyed
  • Blusas lisas neutras e coloridas
  • Um salto nude
  • Um tênis branco
  • Uma rasteira
  • Sandália colorida

Depois de analisar como está o equilíbrio, anote tudo, e veja quais dessas peças você precisa comprar pra ir organizando o armário.

É hora de organizar o guarda-roupas

É hora de organizar o guarda-roupas. Crédito: Shutterstock

Se você tem blusas demais, dê prioridade às partes debaixo. Se você tem muita estampa, opte por adquirir novas peças lisas. E assim, faça com o "desequilíbrio" de peças que encontrar no seu armário.

3 - ORGANIZE AS PEÇAS

Quem não é visto, não é lembrado. Isso acontece no armário também, viu!? 

  • Pare de colocar quatro peças num mesmo cabide
  • Coloque as modelagens juntas e separe por cor
  • Desfaça os conjuntinhos
  • Pendure o máximo de coisas que conseguir

Isso já é um ótimo começo pra te ajudar a se encontrar no seu armário e facilitar sua vida na hora de montar um look.

Em resumo: tire o excesso, faça uma análise, anote, monte sua lista, compre corretamente, tire fotos e organize o armário. Ufa, é isso! 

Espero que você coloque a mão na massa por aí e dê um play na organização e na mudança de hábitos. Você vai ver que é transformador ter um armário funcional. Construa devagar, o armário mais legal que você pode ter.

Beijinhos e até a próxima semana!

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais
Moda
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível