Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Sem carne

5 receitas vegetarianas para os dias frios

Confira como preparar opções saborosas e sem ingredientes de origem animal
Portal Edicase

Publicado em 07 de Junho de 2025 às 13:04

Caldo de batata (Imagem: Katrin Volkova |  Shutterstock)
Caldo de batata Crédito: Katrin Volkova | Shutterstock
A alimentação vegetariana, além de saborosa e livre de crueldade animal, também pode ser prática, nutritiva e diversificada. O mundo vegetal é rico em ingredientes que oferecem uma grande variedade de sabores, cores e texturas — capazes de agradar até os paladares mais exigentes.
Nos dias frios, essa culinária ganha ainda mais destaque com pratos quentes, reconfortantes e cheios de aroma, que mostram como é possível unir conforto e saúde à mesa, mesmo sem ingredientes de origem animal. Por isso, a seguir, confira 5 receitas vegetarianas para tornar o inverno mais gostoso e cheio de sabor, respeitando o seu estilo de vida e cuidando do planeta!

Caldo de batata

Ingredientes:
  • 3 batatas descascadas e cortadas em cubos
  • 1/ 2 cebola descascada e ralada
  • 1/2 tomate sem sementes e cortado em cubos
  • 1 colher de sopa de alho-poró picado
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • Tomilho, sal e pimenta-do-reino moída a gosto
  • 700 ml de caldo de legumes caseiro
Modo de preparo:
Em uma panela de pressão, coloque o azeite de oliva e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e doure. Acrescente o tomate e o alho-poró e refogue por mais um minuto. Junte a batata e cubra com o caldo de legumes. Tampe a panela e cozinhe por 20 minutos após pegar a pressão. Retire do fogo, aguarde a pressão sair e abra a panela.
Após esfriar, transfira para um liquidificador e bata até obter um creme espesso. Disponha na panela e leve ao fogo médio para aquecer. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Desligue o fogo e sirva decorado com tomilho.

Curry de lentilha com leite de coco

Ingredientes:
  • 1 xícara de chá de lentilha
  • 1 cebola descascada e picada
  • 2 dentes de alho descascados e picados
  • 1 colher de sopa de gengibre ralado
  • 1 colher de sopa de curry em pó
  • 200 ml de leite de coco
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal
  • Sal, pimenta-do-reino moída e coentro picado a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola, o alho e o gengibre e doure. Acrescente o curry e refogue por mais um minuto. Acrescente a lentilha e cubra com água. Cozinhe até os grãos ficarem macios. Junte o leite de coco e deixe apurar por mais alguns minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Desligue o fogo e finalize com o coentro. Sirva em seguida.

Polenta com cogumelo

Ingredientes:
  • 1 xícara de chá de fubá
  • 4 xícaras de chá de água
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 200 g de cogumelo shiitake fatiado
  • 1/2 cebola descascada e picada
  • 2 colheres de sopa de molho de soja
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Modo de preparo:
Em um recipiente, coloque o fubá e dissolva em 1 xícara de chá de água. Em uma panela, coloque o restante da água e leve ao fogo médio até ferver. Adicione o fubá dissolvido e reduza o fogo. Cozinhe por 20 minutos, mexendo sempre. Desligue o fogo e transfira para um prato. Reserve.
Em outra panela, coloque o azeite de oliva e leve ao fogo médio para aquecer. Acrescente a cebola, o cogumelo e o molho de soja e cozinhe até dourar. Desligue o fogo e sirva o cogumelo sobre a polenta.
Yakissoba (Imagem: gowithstock | Shutterstock)
Yakissoba Crédito: gowithstock | Shutterstock

Yakissoba

Ingredientes:
  • 500 g de macarrão para yakissoba sem ovos
  • 1 cenoura descascada e ralada
  • 1 xícara de chá de broto de feijão
  • 3 folhas de acelga cortada em tiras
  • 100 g de tofu cortado em pedaços
  • 1 cebola descascada e picada
  • 4 dentes de alho descascados e picados
  • 2 colheres de sopa de óleo de gergelim
  • Sal e alho em flocos a gosto
  • 1/2 maço de espinafre
  • 200 g de cogumelo shitake
  • Água para cozinhar o macarrão
Molho de soja
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 1 xícara de chá de molho de soja
  • 1 xícara de chá de água
Modo de preparo:
Molho de soja
Em uma panela, coloque o amido de milho e a água e mexa até dissolver completamente. Adicione o molho de soja e leve ao fogo médio até engrossar, mexendo sempre. Desligue o fogo e reserve.
Yakissoba
Encha uma panela com água e leve ao fogo médio para ferver. Acrescente o macarrão e cozinhe até ficar al dente . Escorra a água e reserve. Em outra panela, coloque o óleo de gergelim e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola, o alho, o cogumelo e o sal e refogue por 5 minutos. Junte a acelga, o broto de feijão e o alho em flocos e refogue por mais 3 minutos. Por último, coloque a cenoura, o macarrão, o tofu e o molho de soja e mexa para incorporar. Desligue o fogo e sirva em seguida.

Escondidinho de legumes com purê de mandioquinha

Receita indicada pela Chef Lívia Pauliez
Ingredientes:
  • 1/2 cenoura
  • 1/2 abobrinha
  • 1/2 berinjela
  • 1/2 pimentão vermelho
  • 1/2 cebola
  • 3 dentes de alho descascados e ralados
  • 300 g de mandioquinha
  • 1 folha de louro
  • Sal, azeite de oliva e pimenta-do-reino moída a gosto
  • Água
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo médio para ferver. Higienize as mandioquinhas e corte-as em tamanhos similares. Quando a água atingir fervura, coloque a folha de louro e a mandioquinha. Cozinhe até que o tubérculo esteja macio. Retire da água, aguarde esfriar e disponha em um liquidificador. Aos poucos, adicione a água do cozimento e bata até obter a textura de um purê. Tempere com sal, pimenta-do-reino e um fio de azeite de oliva.
Depois, higienize e corte os demais legumes em julienne (tiras longas e finas). Em uma frigideira, coloque um fio de azeite de oliva e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione o alho e doure. Reduza o fogo, acrescente os legumes e refogue 4 minutos. Desligue o fogo e tempere com sal, azeite de oliva e pimenta-do-reino. Disponha os legumes em uma travessa e cubra com o purê. Leve ao forno preaquecido em temperatura média para gratinar. Sirva em seguida.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Os mistérios de 'As Meninas', a obra mais enigmática de Velázquez
Viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante operação em estrada
Ciclista morre em colisão com carro em Conceição da Barra
Motociclista de 62 anos morre em acidente na ES-320, em Barra de São Francisco
Motociclista morre em acidente em Barra de São Francisco

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados