> >
Referência em inovação, Silvio Meira provoca plateia na InovaES: "Tecnologia não basta"

Referência em inovação, Silvio Meira provoca plateia na InovaES: "Tecnologia não basta"

Evento no Espírito Santo destacou conexões, ideias e investimentos que fortalecem o ecossistema de inovação capixaba

Leticia Fortaleza

[email protected]

Publicado em 31 de julho de 2025 às 17:20

Silvio Meira durante palestra no segundo dia da Feira InovaES 2025, em Vitória
Silvio Meira durante palestra no segundo dia da Feira InovaES 2025, em Vitória Crédito: Arjuna Melo

Com uma provocação que ecoou por todo o auditório da InovaES 2025, o cientista e professor Silvio Meira defendeu que inovação vai muito além da tecnologia: exige transformação real de comportamentos. O encontro nacional de startups foi realizado em Vitória, nos dias 29 e 30 de julho.

Um dos principais especialistas em inovação do país e fundador do Porto Digital - parque tecnológico pernambucano considerado referência nacional - Meira destacou que só há inovação real quando há mudança concreta de comportamento.

“Se fornecedores e consumidores não mudarem suas práticas, não há inovação. Pode haver eficiência, pode haver tecnologia, mas inovação mesmo exige transformação”, defendeu.

A apresentação abordou os diferentes graus de impacto inovador, da adaptação incremental à ruptura total dos mercados. Após a palestra, Meira comentou o potencial do Espírito Santo para se tornar um pólo inovador.

“O Estado tem muita energia, muita gente tentando. Mas é preciso entender que haverá erros e que não é necessário resolver todos eles. Inovação é feita em rede, com diversidade de agentes e cabeças diferentes. Ela é, por definição, a tentativa de derrubar o status quo”, avaliou.

Conexões e investimentos

Organizada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), a InovaES 2025 reuniu cerca de 150 startups, empresas e instituições com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação no Espírito Santo.

Durante os dois dias de programação, o evento contou com painéis temáticos, apresentações culturais e o Desafio de Startups, com premiações de até R$ 10 mil para soluções inovadoras.

O Fonte Hub, espaço de inovação da Rede Gazeta, participou com ações interativas voltadas à criação colaborativa de ideias. O espaço incentivou o público a se conectar e enxergar novas possibilidades.

O governador Renato Casagrande destacou o papel do poder público na agenda de inovação. “Queremos que o Estado seja um provedor de tecnologia, e não apenas um consumidor”, afirmou.

Com estimativa de movimentar R$ 20 milhões em negócios, a feira se consolidou como um dos principais encontros de inovação do Estado. Para o secretário de Inovação, Bruno Lamas, o evento reforça o ambiente favorável ao empreendedorismo local.

“Temos startups se conectando com investidores, empresas trocando experiências e programas de aceleração em curso. Criamos um ambiente propício para quem tem uma ideia e busca um caminho para desenvolvê-la”, disse.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

empresas Evento Governador Feira Startup

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais