> >
Clubes apoiam presidente da Federação Paulista na CBF e escancaram briga política

Clubes apoiam presidente da Federação Paulista na CBF e escancaram briga política

Entre os grandes, só Vasco, Botafogo e Grêmio não endossam Reinaldo Carneiro Bastos para a presidência da CBF; Palmeiras não participa de reunião

Publicado em 17 de maio de 2025 às 15:52

ARACAJU - Nesta manhã de sábado (17), o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, anunciou que é candidato à presidência da CBF. Quase ao mesmo tempo, as duas ligas do futebol brasileiro – Libra e LFU – se reuniram para decidir, em bloco, em quem indicam votação.

O vencedor entre os clubes é Reinaldo, que está há dez anos a frente da FPF e recebeu apoio oficial de 32 clubes.

Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol
Reinaldo Carneiro Bastos lançou candidatura à presidência da CBF Crédito: FPF/Instagram/Reprodução

Vasco, Botafogo, Volta Redonda, Remo, Paysandu, CRB, Grêmio e Athletic (MG) são os únicos clubes das séries A e B que não apoiam Bastos. O Palmeiras não participou da reunião por opção da presidente Leila Pereira.

Os clubes alegam que Bastos tem experiência maior e pode unir o mundo do futebol em um momento de crise.

"O futebol brasileiro é inegociável para nós. Não há mudança sem ação. Por isso, estamos tornando público nosso apoio a Reinaldo Carneiro Bastos", afirmaram em nota a Liga Forte União e a Libra.

Na sexta-feira (16), Samir Xaud apareceu como o primeiro candidato. Segundo bastidores apurados pela Folha de S.Paulo, ele recebeu apoio de Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) que há algum tempo tem grande influência no futebol brasileiro. Parte das federações apoiam sua empreitada, mas outros mandatários grandes, de estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, o acham pouco relevante para assumir a CBF em um momento grave.

Nos bastidores, já se diz que Gilmar Mendes não vai aceitar o recurso de Ednaldo Rodrigues para voltar à presidência da CBF, por causa dos escândalos recentes.

Xaud não é figura conhecida do futebol brasileiro. Em janeiro, ele foi candidato único na eleição da Federação Roraimense e deve substituir o pai dele, Zeca Xaud, a partir de 2027. O Estado é considerado o menos relevante do futebol brasileiro.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais