> >
Saiba tudo que está em jogo na última rodada do Capixabão 2024

Saiba tudo que está em jogo na última rodada do Capixabão 2024

Com exceção da primeira colocação, que já pertence ao Rio Branco, e do rebaixado Estrela, tudo está em aberto nas partidas decisivas da competição

Publicado em 2 de março de 2024 às 08:00

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Última rodada do Campeonato Capixaba terá confrontos importantes e decisivos
Última rodada do Campeonato Capixaba terá confrontos importantes e decisivos. (Wendrel Viera/Serra; Vitor Almeirda/Jaguaré e Henrique Montovanelli/FES)

A primeira fase do Campeonato Capixaba 2024 está chegando ao fim. Neste sábado (2), todas as partidas acontecem simultaneamente às 15h30, e muita coisa está em jogo. Com exceção do Rio Branco, que já garantiu a primeira colocação,  todas as equipes têm algum interesse na vitória amanhã.

Além da definição do G-4, a última rodada vai definir também a equipe que será rebaixada junto com o Estrela do Norte. Por isso, a reportagem reuniu as principais informações para você saber tudo que está valendo nos jogos decisivos do Capixabão. Confira abaixo. 

Rebaixamento

Serra vence o Rio Branco e conquista o título da Copa Espírito Santo
O atual campeão da Copa ES, Serra, pode ser rebaixado neste sábado (2). (Henrique Montovanelli/FES)

Se ano passado alguém dissesse ao torcedor do Serra que a equipe iria disputar o rebaixamento do Campeonato Capixaba, muito provavelmente não acreditaria. Porém, é verdade, e o rebaixamento do clube pode ser concretizado neste sábado (2), contra o Estrela do Norte.

Para isso acontecer, basta que o Rio Branco-VN não perca para o Vitória, dentro de casa. A Cobra-Coral só se livra da queda se vencer o Estrela do Norte e o Brancão Polenteiro perder para o Alvianil, que não vem bem no campeonato. Joga contra a equipe de Cachoeiro de Itapemirim, que está rebaixada, mas tem interesse na vitória por conta da forma que o atual técnico do Serra, Ney Barreto, deixou o clube. Haja coração!

2° colocação

Após inicio ruim, Desportiva pode terminar a primeira fase na segunda colocação
Após inicio ruim, Desportiva pode terminar a primeira fase na segunda colocação. (Henrique Montovanelli/FES)

A segunda colocação também é objeto de interesse de três equipes. Atualmente, o Real Noroeste ocupa essa colocação, mas Porto Vitória, em terceiro, e Desportiva Ferroviária, em quarto, podem terminar a primeira fase nessa posição. Atual tricampeão capixaba, os Merengues dependem apenas de sí, mas jogam fora de casa contra o líder Rio Branco. 

Já os outros concorrentes se enfrentam. A Tiva e o Porto jogam no Engenheiro Araripe precisando vencer, mas torcendo também para um tropeço do Real diante do Capa-Preta. O interesse na segunda colocação, além de tudo, pode ser "escapar" de um duelo contra o líder da primeira fase nas quartas e nas sêmis. 

De olho no G-4

Jaguaré ainda tem chances de terminar a primeira fase no G-4
Jaguaré ainda tem chances de terminar a primeira fase no G-4. (Vitor Almeida/Jaguaré)

Das equipes que atualmente se encontram entre a quinta colocação e a oitava colocação, apenas o Jaguaré (5°) tem condições de terminar a primeira fase entre os quatro primeiros colocados. A equipe do Norte está com 11 pontos, dois a menos que a Desportiva Ferroviária, que tem 13.

Para que o Tricolor ultrapasse a Locomotiva, basta que vença o seu jogo contra o Nova Venécia em casa, e que a Desportiva seja derrotada pelo Porto Vitória. Em caso de empate da equipe Grená, o Jaguaré precisará, além de vencer, tirar uma diferença de dois gols de saldo, pois o primeiro critério de desempate, que é o número de vitórias, ficará empatado. 

Pode parecer capricho, mas terminar entre os quatro primeiros na primeira fase do Capixabão é importante para, em tese, enfrentar um adversário mais fraco, além de conquistar o direito de decidir os confrontos do mata-mata em casa. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais