> >
No Carnaval, a melhor fantasia é a do motorista da rodada

No Carnaval, a melhor fantasia é a do motorista da rodada

O álcool no sangue afeta o nível de atenção e reduz os reflexos ao volante

Publicado em 18 de fevereiro de 2020 às 14:54

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Na hora de sair com a turma, eleja sempre o motorista da rodada. (Freepik)

Carnaval é época de se divertir, estar com os amigos, brincar nos blocos. Mas a responsabilidade de cada um não deve ficar de fora. Afinal, bebida e direção não se misturam. Portanto, na hora de sair com a turma, eleja sempre o motorista da rodada ou planeje voltar com um serviço de táxi ou aplicativo.

Ao escolher o amigo que irá dirigir, os demais devem respeitar essa posição e não tentar oferecer “apenas um copinho”, pois a menor das doses pode afetar a pessoa. “Não existe quantidade segura de beber e dirigir. Por isso que na nossa legislação o índice de tolerância de álcool no sangue é zero. O risco que se assume não é apenas do motorista, mas para todo mundo que está usando a via”, observa o diretor técnico do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), George Alves.

O álcool no sangue afeta o nível de atenção e reduz os reflexos ao volante. Afinal, dirigir é um conjunto de ações autônomas, onde o motorista realiza essas ações involuntariamente. Ao tomar as primeiras doses de uma bebida, o motorista já tem dificuldade em realizar esses movimentos, reduzindo seu tempo de resposta, que pode resultar em um acidente.

Aspas de citação

Os acidentes causados por embriaguez ao volante são muito graves, porque o álcool, já nas primeiras doses, provoca excitação e desinibição, ou seja, corta o impedimento moral que o motorista teria de dirigir em alta velocidade, por exemplo

Givaldo Vieira
Diretor-geral do Detran|ES
Aspas de citação
Detran afirma que oferecer "apenas um copinho" ao motorista da rodada já pode afetar a pessoa. (Pixabay)

No Brasil, cerca de 18% dos acidentes de trânsito têm envolvimento com álcool na direção. Esse valor está acima do índice mundial, que fica em torno de 15%. E as principais vítimas são homens jovens. “Por isso, o Detran|ES tem buscado fazer uma mudança cultural no comportamento dos capixabas, para evitar acidentes envolvendo álcool e direção”, observa Vieira.

O Detran|ES atuará durante todo o período do Carnaval, com campanhas educativas para estimular mudanças de hábitos e também com intervenções em pontos de grande circulação e concentração de pessoas, nas imediações dos blocos, por exemplo. “O foco são as ações educativas, mas a campanha, sem fiscalização, tem um resultado pequeno. As duas precisam ser associadas para que se tenha uma efetividade melhor”, avalia Vieira.

Aspas de citação

Não dirigir quando beber é um compromisso com todo mundo. E mesmo no dia seguinte, se você não estiver se sentindo bem, não dirija, pois o álcool ainda pode estar agindo no seu organismo. Prefira um táxi, carona, ônibus. O Carnaval é época de folia, de festa, mas não precisa ser o nosso último momento

George Alves
Diretor técnico do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES)
Aspas de citação

Este vídeo pode te interessar

Diretor técnico do Detran|ES, George Alves, alerta que não existe quantidade segura para beber e dirigir. (Detran/ES)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais